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dc.contributor.advisorCastro, Pedro Sussekind Viveiros dept_BR
dc.contributor.authorFigueiredo, Luciano Nascimento-
dc.date.accessioned2013-03-01T18:19:21Z-
dc.date.available2013-03-01T18:19:21Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, L. N. Estilo e ideal: a apropriação do legado clássico na estética de Goethe. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2406-
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender como Goethe se apropria do legado grego na modernidade. Para tanto recorremos a textos de ficção do autor, à correspondência entre Goethe e Schiller e, sobretudo, aos artigos que compõem o Escritos sobre arte. Tais textos demonstram que o modo como Goethe desenvolve seu pensamento sobre a Arte Clássica é fundamentado por princípios estéticos consistentes. Por exemplo: o passado que deve servir ao agora, a crítica que deve servir ao fazer, as formulações teóricas que não devem violentar o fenômeno individual. O desenrolar da pesquisa possibilitou o esclarecimento a respeito destes princípios, além de demonstrar que exerceram influência sobre pensadores de gerações posteriores. Entre eles, se destacam os filósofos Nietzsche e Benjamin, pois se detiveram e elucidaram aspectos importantes dos fundamentos estéticos estudados na dissertação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectJohann Wolfgang von Goethe - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectArte - filosofiapt_BR
dc.titleEstilo e ideal: a apropriação do legado clássico na estética de Goethept_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenThis study seeks to understand how Goethe appropriates the greek legacy in modernity. For this we call on the author´s fiction works, the correspondence between Goethe and Schiller, and especially the articles that make part of the Writings on Art. These texts show that the way Goethe develops his thinking on the Classical Art is based on consistent aesthetic principles. For example: the past that should serve nowadays, the criticism that should serve to produce, the theoretical formulations that should not violate the individual phenomenon. The unrolling of the research allowed the enlightening on these principles, and show that influence on later generations of thinkers. Among them stand the philosophers Nietzsche and Benjamin, because they detained and elucidated important aspects of aesthetic basement studied in the dissertation.-
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