Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2363
Título: Investigação dos mecanismos de colapso de um piso misto aço-concreto em situação de incêndio.
Autor(es): Piza, Marcelo Alves
Orientador(es): Gouveia, Antônio Maria Claret de
Palavras-chave: Construção metálica
Incêndios
Aço
Concreto
Data do documento: 2008
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: PIZA, M. A. Investigação dos mecanismos de colapso de um piso misto aço-concreto em situação de incêndio. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.
Resumo: Descreve-se a pesquisa numérica destinada a investigar os mecanismos de interação estrutural definidores do colapso estrutural em incêndio. Uma estrutura de piso misto de aço e de concreto é escolhida como protótipo constituindo-se em um compartimento interno de um edifício de 5 andares. Diversas hipóteses de proteção passiva estrutural são investigadas, determinando-se a temperatura em que ocorre o colapso global e buscando-se identificar a barra estrutural que falha e o mecanismo determinante do colapso. As conclusões indicam que o colapso numérico pode diferir significativamente do colapso físico. A viabilidade da proteção passiva também é evidenciada, quando se comparam as temperaturas de colapso nas diversas hipótese de proteção.
Resumo em outra língua: In this work a numerical investigation on the mechanisms of structural collapse in fire is described. A structure of a composite floor typical of a 5 storey-building is taken as a prototype and analyzed under some know fire conditions. In each case passive fire protection plans are adopted and the global collapse temperature is determined. The conclusions indicate that numerical collapse may differ significantly from physical collapse. The partial fire protection feasibility is shown when collapse temperatures are compared.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2363
Aparece nas coleções:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_InvestigaçãoMecanismosColapso.pdf953,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.