Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2363
Title: Investigação dos mecanismos de colapso de um piso misto aço-concreto em situação de incêndio.
Authors: Piza, Marcelo Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Gouveia, Antônio Maria Claret de
Keywords: Construção metálica
Incêndios
Aço
Concreto
Issue Date: 2008
Publisher: Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Citation: PIZA, M. A. Investigação dos mecanismos de colapso de um piso misto aço-concreto em situação de incêndio. 2008. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.
Abstract: Descreve-se a pesquisa numérica destinada a investigar os mecanismos de interação estrutural definidores do colapso estrutural em incêndio. Uma estrutura de piso misto de aço e de concreto é escolhida como protótipo constituindo-se em um compartimento interno de um edifício de 5 andares. Diversas hipóteses de proteção passiva estrutural são investigadas, determinando-se a temperatura em que ocorre o colapso global e buscando-se identificar a barra estrutural que falha e o mecanismo determinante do colapso. As conclusões indicam que o colapso numérico pode diferir significativamente do colapso físico. A viabilidade da proteção passiva também é evidenciada, quando se comparam as temperaturas de colapso nas diversas hipótese de proteção.
metadata.dc.description.abstracten: In this work a numerical investigation on the mechanisms of structural collapse in fire is described. A structure of a composite floor typical of a 5 storey-building is taken as a prototype and analyzed under some know fire conditions. In each case passive fire protection plans are adopted and the global collapse temperature is determined. The conclusions indicate that numerical collapse may differ significantly from physical collapse. The partial fire protection feasibility is shown when collapse temperatures are compared.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2363
Appears in Collections:PROPEC - Mestrado (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_InvestigaçãoMecanismosColapso.pdf953,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.