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dc.contributor.advisorAraújo, Ernani Carlos de-
dc.contributor.authorCardoso, Manoel Gonçalves-
dc.date.accessioned2013-02-25T14:34:06Z-
dc.date.available2013-02-25T14:34:06Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCARDOSO, M. G. Avaliação da integridade estrutural de pontes metálicas da ferrovia turística Ouro Preto/Mariana (MG) por meio de modelagem numérica e técnicas laboratoriais. 2007. 198 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2362-
dc.description.abstractDiante do quadro de recuperação do setor ferroviário nacional, este trabalho procurou estudar os fenômenos patológicos em pontes metálicas ferroviárias. Fenômenos, tais como: corrosão, trincas por fadiga, afrouxamento de ligações e deformações e/ou deslocamentos excessivos de elementos estruturais são os principais fatores responsáveis por intervenções e interdição de pontes. Este é um problema mundial, que envolve elevados custos de manutenção e recuperação de elementos estruturais danificados, sobretudo quando não há uma política de prevenção periódica. Em diferentes países, estão sendo realizadas pesquisas, onde propostas de metodologias e procedimentos para inspecionar e avaliar pontes antigas vem sendo empregadas. No Brasil, no entanto, as pesquisas estão muito atrasadas, com poucos trabalhos neste sentido. Este trabalho procurou realizar o cadastro de todas as pontes metálicas no trecho ferroviário entre Ouro Preto e Mariana/MG, identificando e catalogando as patologias presentes nestas estruturas, além de propor uma metodologia baseada na inspeção de pontes de concreto, para ser aplicada nas pontes ferroviárias metálicas. Também foi realizada neste trabalho a análise numérica da “Ponte da Barra”, para avaliar a integridade estrutural desta ponte, e avaliar a eficiência do reforço estrutural proposto. Para isso foram feitas visitas in loco onde, através de inspeção visual, registros fotográficos e medições, coletaram-se os dados necessários para análise. Também foram obtidas amostras para a caracterização química, determinação da resistência mecânica, análise metalográfica e análise dos produtos de corrosão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.subjectPontes metálicaspt_BR
dc.subjectPontes ferroviárias - Ouro Preto - Minas Geraispt_BR
dc.subjectPostes - avaliaçãopt_BR
dc.subjectPontes ferroviárias - Mariana - Minas Geraispt_BR
dc.titleAvaliação da integridade estrutural de pontes metálicas da ferrovia turística Ouro Preto/Mariana (MG) por meio de modelagem numérica e técnicas laboratoriais.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.description.abstractenWith the recuperation of the national railroad system in mind, a study of the pathological phenomena that occur in metallic railroad bridges was performed. These phenomena, such as: corrosion, fatigue cracks, loose connections and deformation and/or excessive displacement of the structural elements, are the principal factors responsible for bridge intervention and interdiction. This is a worldwide problem and involves high maintenance and recuperation costs for the damaged structural elements, especially when there is no periodical prevention. In various countries, research is being performed, where methods and procedures for the inspection and evaluation of old bridges are being proposed and applied. In Brazil, however, research has fallen behind and very little has been published on this subject. It was the objective of this study to register all the metallic railroad bridges found in the study area. These were cataloged according to the pathologies found in their structures. Also, an inspection method for metallic railroad bridges was elaborated, based on the methods used for railroad bridges built with reinforced concrete. Finally, a numerical analysis was performed for the bridges of this study. This way, it was possible to evaluate the structural integrity of each and the efficiency of the proposed structural reinforcement. For this to be feasible, in situ data was collected by means of performing a visual inspection, taking physical measurements and registering situations with photographs. Samples of the structural elements were also taken for chemical composition determination, mechanical strain resistance test performance, metalgraphic and corrosion analyses.-
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