Utilização de extensômetros e televisionamento de furos para estudo de estabilidade do hanging wall - realce 10.2 Fonte Grande Sul, mina Cuiabá – Sabará/MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2011
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
A mina Cuiabá, de propriedade da Anglogold Ashanti Córrego do Sítio Mineração, localizada em Sabará-MG, atualmente com escavações a mais de 1000m abaixo da superfície, é uma das mais importantes minas subterrâneas de ouro do Brasil. Nos últimos anos ocorreram significativos problemas de instabilização do hanging wall (capa) em algumas escavações de produção. Com o intuito de estudar e antever os problemas de instabilização do hanging wall, foi implementado um sistema de monitoramento constituído por televisonamento de furos, realizados nas paredes da escavação, além do aumento da densidade dos extensômetros tipo MPBX (Multiple Point Borehole Extensometer) e SMART (Stretch Measurement to Assess Reinforcement Tension) cabos instalados na mina. Neste trabalho é apresentado um exemplo de identificação pelo monitoramento, de um local, no realce do corpo Fonte Grande Sul – nível 10.2 (cerca de 680m abaixo da superfície), com indícios de instabilidade no hanging wall. A percepção em tempo hábil de quebras, cisalhamentos e deslocamentos, que indicaram o início de instabilização deste local, permitiu que medidas fossem realizadas para a recuperação da área. Um acompanhamento detalhado confirmou a estabilização do local após as medidas executadas. Para melhor aproveitar os dados coletados durante todo o processo de estudo e na tentativa de validar um método simples de avaliação de estabilidade para rocha xistosa do hanging wall, foi realizado o estudo de estabilidade utilizando a analogia de voussoir. Apesar da identificação das espessuras das vigas formadas no interior do hanging wall, por meio do televisionamento de furos, a complexidade geológica evidenciada pelas intercalações de rochas com diferentes características elásticas e de resistências, dobramentos e boudins, além das simplificações realizadas pelo cálculo, resultaram em valores de fatores de segurança muito diferentes dos esperados, invalidando a aplicação do estudo de estabilidade com a utilização da analogia de voussoir para situações semelhantes na mina.
Descrição
Palavras-chave
Extensômetro, Televisionamento, Hanging wall, Mina de Cuiabá - Sabará - Minas Gerais, Minas subterrâneas
Citação
COTA, R. F. Utilização de extensômetros e televisionamento de furos para estudo de estabilidade do hanging wall - realce 10.2 Fonte Grande Sul, mina Cuiabá – Sabará/MG. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2011.