Qualidade de água de nascentes como reflexo do manejo do uso e ocupação do solo e conservação da mata ciliar, no município de Ouro Branco, MG.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Este estudo foi realizado em cinco microbacias selecionadas do município de Ouro Branco, MG, localizado na região do Alto Paraopeba, com os objetivos de: Realizar caracterização física das microbacias apresentando diferentes estados de conservação e usos do solo, avaliar a qualidade da água e classificar suas nascentes. A descrição do meio físico foi realizada através de observação in loco e análise morfométrica, pelo levantamento detalhado de mapas topográficos IBGE dos quais se extraiu dados os quais foram aplicados em fórmulas, obtendo os parâmetros morfométricos. As nascentes foram classificadas quanto ao regime de escoamento e perenidade do fluxo d’água, foi realizada a caracterização física das nascentes e de seu entorno, a avaliação das características de qualidade de água, o cálculo do índice de qualidade da água (IQA) e a mensuração da vazão. Os resultados revelaram que as características morfológicas das bacias estão relacionadas à sua composição geológica e litológica, geográfica e pela ocupação antrópica. Observou-se que nascentes com maior gradiente de mata nativa apresentaram melhores índices de qualidade de água para os parâmetros limnológicos pH, turbidez, sólidos totais e oxigênio dissolvido; e um maior gradiente de floresta ou mata nativa ainda garantem a disponibilidade de água nas nascentes na estação seca, pelo abastecimento do lençol freático na época das chuvas. Os períodos de amostragem (estação seca e chuvosa) têm influência na vazão e qualidade da água das nascentes. Interferências antrópicas na área de recarga das nascentes influenciaram de forma negativa os parâmetros de qualidade da água e índices IQA, que variaram de “ruim” a “excelente”, sendo as principais observadas neste estudo agricultura (resíduos ou excesso produtos químicos), urbanização (esgoto e impermeabilização do solo) bem como a retirada da vegetação nativa de forma geral.
Descrição
Palavras-chave
Saneamento ambiental, Mata ciliar - conservação, Solo - uso, Água - qualidade - Minas Gerais, Ouro Branco - MG - gerenciamento ambiental
Citação
JARDIM, P. B. Qualidade de água de nascentes como reflexo do manejo do uso e ocupação do solo e conservação da mata ciliar, no município de Ouro Branco, MG. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.