Gerenciamento de resíduos sólidos nas pequenas e médias empresas de Itabirito/MG. Estudo de caso: produção mais limpa em empresa do setor têxtil.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2010
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. PROÁGUA, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
O gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que tem como objetivo definir medidas de segregação, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte, minimização, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final dos materiais descartados pelas empresas. No entanto, de forma geral, as empresas consideram o gerenciamento desses materiais como uma atividade secundária. Em vista disso, este trabalho objetivou inicialmente averiguar como as pequenas e médias empresas instaladas em Itabirito/MG estão gerenciando os seus resíduos. A pesquisa aplicada às pequenas e médias indústrias de Itabirito/MG mostrou que as mesmas não possuem um plano de gerenciamento de resíduos sólidos suficientemente adequado para controlar os impactos ambientais negativos dos processos de produção e acreditam que a baixa quantidade de resíduos sólidos gerados por elas não agride o meio ambiente. Ou seja, elas subestimam a dimensão dos impactos ambientais relacionados às suas atividades e não consideram que o conjunto dessas ações formam um montante maior e mais significativo para o meio ambiente. Complementarmente, o estudo se preocupou em identificar uma empresa local visando à elaboração de uma proposta de gerenciamento de resíduos com ênfase na aplicação da metodologia de Produção mais Limpa (P+L), que busca incentivar e apoiar práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à redução da geração de resíduos na fonte. Na sequência das atividades desenvolvidas neste trabalho, foram descritas ações de gerenciamento de resíduos sólidos e todas as fases de implantação da metodologia de P+L tendo como foco uma indústria têxtil local de médio porte. Nesta etapa, o trabalho identificou diversas oportunidades de P+L para as indústrias têxteis e, através da análise de viabilidade técnica, ambiental e econômica, selecionou as opções viáveis a serem implantadas na indústria selecionada para estudo. Após a avaliação da viabilidade das ações propostas, foi possível verificar que a implantação de oportunidades de P+L nas pequenas e médias indústrias de Itabirito/MG pode ser considerada um bom instrumento de gestão ambiental. Todavia, devido à capacidade produtiva dessas indústrias e à quantidade e ao tipo de resíduos sólidos gerados, algumas opções de P+L se tornam inviáveis. Dessa forma, a adoção de oportunidades de P+L a serem implantadas em tais empresas estará relacionada principalmente a ações de baixo custo e/ou de fácil aplicação. Por isso, as boas práticas industriais são sempre opções interessantes que a empresa deve considerar quando o objetivo é a ecoeficiência. Os resultados obtidos demonstram que o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e a implantação de oportunidades de P+L servem de incentivo à busca de ações ambientais pró-ativas e que resultam adicionalmente em benefícios tecnológicos e econômicos.
Descrição
Palavras-chave
Pequenas e médias empresas, Resíduos industriais - Itabirito - MG - gerenciamento, Indústria têxtil - resíduos industriais, Engenharia ambiental
Citação
COSTA, N. P. da. Gerenciamento de resíduos sólidos nas pequenas e médias empresas de Itabirito/MG. Estudo de caso: produção mais limpa em empresa do setor têxtil. 2010. 223 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2010.