Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/2176
Título: GENILS-TS-CL-PR : um algoritmo heurístico para resolução do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea.
Autor(es): Silva, Thaís Cotta Barbosa da
Orientador(es): Souza, Marcone Jamilson Freitas
Palavras-chave: Iterated local search
Descida em vizinhança variável
Inserção mais barata
Busca Tabu
Matemática da computação
Data do documento: 2012
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Referência: SILVA, T. C. B. da. GENILS-TS-CL-PR : um algoritmo heurístico para resolução do problema de roteamento de veículos com coleta e entrega simultânea. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Resumo: Este trabalho tem seu foco no Problema de Roteamento de Veículos com Coleta e Entrega Simultânea (PRVCES). Dada a dificuldade de solução deste problema, é proposto um algoritmo heurístico nomeado GENILS-TS-CL-PR, que combina os procedimentos heurísticos Inserção Mais Barata, Inserção Mais Barata Múltiplas Rotas, GENIUS, Iterated Local Search (ILS), Variable Neighborhood Descent (VND), Busca Tabu (TS, do inglês Tabu Search) e Reconexão por Caminhos (PR, do inglês Path Relinking). Os três primeiros procedimentos visam a obtenção de uma solução inicial, enquanto os procedimentos VND e TS são usados como métodos de busca local para o ILS. A Busca Tabu somente é acionada após certo número de iterações sem sucesso do VND. As buscas locais fazem uso de uma Lista de Candidatos de forma a evitar o uso de movimentos desnecessários e, assim, reduzir o espaço de busca. O algoritmo proposto foi testado em problemas-teste disponíveis na literatura e se mostrou capaz de gerar soluções de alta qualidade, sendo o algoritmo sequencial mais eficiente da literatura com relação à capacidade de encontrar melhores soluções e com pouca variabilidade.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2176
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_AlgoritmoHeurísticoResolução.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.