Avaliação do efeito do lipofosfoglicano (LPG) de Leishmania amazonensis e de Leishmania braziliensis na infecção por Leishmania

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2008
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.
Resumo
Na busca por novos medicamentos e formas de tratamento da Leishmaniose estudos têm sido direcionados à compreensão dos mecanismos de interação parasito/hospedeiro. A resposta inicial desencadeada pelo parasito parece ser crucial no direcionamento da infecção e no processo de cura ou resistência. A molécula de LPG, presente na superfície das formas promastigotas de protozoários do gênero Leishmania, por possuir grande variabilidade estrutural interespecífica tem se tornado objeto de estudo a fim de se elucidar mecanismos iniciais desta importante interação. Neste trabalho foram verificadas grandes diferenças na proporção da molécula de LPG de L. braziliensis e de L. amazonensis evidenciando a diversidade estrutural e/ou quantitativa deste glicolípide de superfície. Verificamos que a administração LPG de L. braziliensis e o LPG de L. amazonensis, em excesso, durante infecções por L. braziliensis, no modelo murino não foram capazes de alterar o perfil de lesão provocado pelo protozoário. No entanto células do baço e linfonodo de camundongos infectados com L. baziliensis na presença de LPG foram capazes de produzir a citocina IL-10, relacionada aos mecanismos de regulação da resposta imune celular. Além disto, LPGs purificados não foram capazes de ativar macrófagos intraperitoneais, porém, quando adicionados em conjunto com LPS e IFN-γ foram capazes de alterar o perfil de ativação quanto a produção de NO ou IL-10. O LPG de L. braziliensis tem efeito direto em macrófagos ativados diminuindo a produção de NO de maneira dose dependente, demonstrando efeito direto deste LPG na eliminação do protozoário pela célula hospedeira. No entanto, o LPG de L. amazonensis não induz tal efeito, porém, é capaz de diminuir a produção de IL-10. Receptores do Tipo Toll 2 (TLR2) parecem não estar envolvidos nestes processos. Apesar destas alterações provocadas pelos LPGs estudados tais moléculas não foram capazes de modificar a expressão, em macrófagos, de moléculas envolvidas na ativação, apresentação e migração celular. Nossos dados demonstram que a presença do LPG é capaz de induzir diferentes mecanismos da resposta imune durante a ativação de macrófagos, tal fato pode ocorrer devido à variabilidade da molécula entre as espécies de Leishmania. Este trabalho vem contribuir para elucidação de mecanismos complexos que envolvem a diversidade da resposta imune do hospedeiro e consequentemente a cura ou resistência a infecções por parasitos do gênero Leishmania.
Descrição
Palavras-chave
Ciências biológicas
Citação
AMBRÓSIO, R. P. Avaliação do efeito do lipofosfoglicano (LPG) de Leishmania amazonensis e de Leishmania braziliensis na infecção por Leishmania. 2008. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2008.