Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1939
Título : Modelagem e escolha entre embalagens usando técnicas de confiabilidade e análise de sobrevivência.
Autor : Barbosa, Helinton André Lopes
Oliveira, Fernando Luiz Pereira de
Palabras clave : Confiabilidade
Kaplan-Meier
Ajustes de modelos
Fecha de publicación : 2011
Citación : BARBOSA, H. A. L.; OLIVEIRA, F. L. P. de. Modelagem e escolha entre embalagens usando técnicas de confiabilidade e análise de sobrevivência. Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 1, p.49-58, 2011. Disponível em: <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/article/view/64>. Acesso em: 30 nov. 2012.
Resumen : Este trabalho visa identificar qual, entre dois tipos de embalagens, prolonga o tempo de vida de um derivado do leite, no caso requeijão em barra, vendido _a temperatura ambiente e sem conservantes. Para cada embalagem, procura-se ajustar um modelo paramétrico, estimar tempos médio e mediano de vida, além do tempo no qual 10% e 90% dos produtos perecem. No estudo, são usados métodos de modelagem, análises graças comparativas entre as distribuições candidatas e estimativas não paramétricas de Kaplan-Meier, além da linearização das funções contabilidade paramétricas e análise inferencial, por testes de hipóteses, para verificação da adequação do modelo. Também se deseja comparar os dois tipos de embalagem e indicar qual _e a melhor, ou seja, qual mantém o produto em condições de consumo por mais tempo. As estimativas e resultados encontrados apresentam-se satisfatórios, respondendo bem aos questionamentos iniciais do produtor.
URI : http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1939
ISSN : 2237-8111
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista da Estatística da Universidade Federal de Ouro Preto <http://www.periodicos2.ufop.br/index.php/rest/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2015.
Aparece en las colecciones: DEMAT - Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ModelagemEscolhaEmbalagens.pdf232,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.