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dc.contributor.authorAlves Júnior, Douglas Garcia-
dc.date.accessioned2012-11-30T12:55:30Z-
dc.date.available2012-11-30T12:55:30Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationALVES JÚNIOR, D. G. Sensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno. Paidéia, v. 4, n.3, p.33-45, 2005. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/index.php/paideia/article/viewFile/905/683>. Acesso em: 26 nov. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn16769627-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1923-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo delinear alguns dos traços fundamentais da perspectiva pedagógica que é possível apreender a partir da filosofia de Theodor W. Adorno (1903-1969). As concepções morais do corpo na filosofia ocidental são rastreadas em dois de seus momentos paradigmáticos, o pensamento de Santo Agostinho (354-430) e o de Descartes (1596-1650). A crítica de Nietzsche à filosofia moral ocidental é indicada como importante referência do pensamento de Adorno. Trata-se de explicitar o alcance pedagógico inscrito em toda atividade filosófica, o que é discutido por Adorno em sua teoria crítica da filosofia e da moral. Indica-se, desse modo, a necessidade de uma consideração dialética do âmbito pedagógico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleSensus assoupire : educação e corpo em Agostinho, Descartes, Nietzsche e Adorno.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseRevista Paideia autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Contato via email em: 01 set. 2014.-
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