Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1906
Title: Tácito e o Império Romano.
Authors: Joly, Fábio Duarte
Issue Date: 2010
Citation: JOLY, F. D. Tácito e o Império Romano. Revista de História, v. esp., p. 69-78, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19137>. Acesso em: 30 nov. 2012.
Abstract: A fortuna de Cornélio Tácito no pensamento político europeu demonstra a intensidade da recepção de sua obra nos debates sobre a natureza do poder monárquico e estratégias aristocráticas de ação na corte imperial. Nesse sentido, do século XVI ao século XIX, Tácito foi muitas vezes tomado como um contemporâneo, num diálogo entre presente e passado, de acordo com uma noção de história entendida como magistra vitae. A bibliografia moderna sobre Tácito, de certa forma, ainda se mantém nessa trilha ao enfatizar, como objeto de estudo, primordialmente as representações taciteanas dos imperadores, de Augusto a Nero. Pretende-se, nesta comunicação, ampliar o foco de discussão, indagando-se sobre o próprio conceito de império na obra de Tácito, visando apontar os elementos sublinhados pelo historiador latino como responsáveis pela manutenção do império de Roma, a despeito dos conflitos sociopolíticos internos.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1906
ISSN: 00348309
metadata.dc.rights.license: Todo o conteúdo do periódico Revista de História, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de História <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8309&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 jan. 2017.
Appears in Collections:DEHIS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TácitoImpérioRomano.pdf648,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.