Pequeno Organon para o Teatro Fanzine: performatização da precariedade, autodeboche e plagicombinação no Teatro de Belo Horizonte dos anos 10 ou Cabaré, Carnavandalização e poetas-vedetes nas Alterosas dos anos 10.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Esta dissertação investiga as noções de Teatro Fanzine, termo empregado por mim ao nomear o repertório dos espetáculos da Primeira Campainha, coletivo teatral do qual faço parte, criado em 2010, na cidade de Belo Horizonte (MG). A proposta de Teatro Fanzine tem continuidade em outras criações pessoais, autobiográficas e em parcerias com artistas em ações liminares dentro de um território específico da cidade de Belo Horizonte, denominado como a Região Leste, onde uma série de manifestações festivas e teatrais é recorrente, devido à presença de coletivos e de espaços culturais que coabitam essa espacialidade, batizada por tais coletivos como Corredor Etílico Cultural da Leste. A pesquisa se efetiva como um modo de ordenar, organizar e registrar uma metodologia de criação e prática teatrais, partindo de um reconhecimento histórico-conceitual-geográfico de fatos e ideias que estruturam práticas de criação artísticas, tais como os estudos acerca das linguagens de Cabaré, de Teatro de Revista e de Fanzine, a fim de interrelacionar dialeticamente com o Teatro Fanzine. Por último, este trabalho visa impulsionar o experimento de reescrever, revisar, ampliar e recriar o Pequeno Organon do Teatro Fanzine (2020), minha escrita-paródia-bomba, que hackeia o tituloda obra original de Bertolt Brecht, denominado Pequeno Organon para o Teatro (1948).
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Carnavandalizaçao, Precariedade, Plagiocombinação, Fanzine, Cabaré
Citação
PEREIRA, Marina Viana. Pequeno Organon para o Teatro Fanzine: performatização da precariedade, autodeboche e plagicombinação no Teatro de Belo Horizonte dos anos 10 ou Cabaré, Carnavandalização e poetas-vedetes nas Alterosas dos anos 10. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.