Susceptibilidade à liquefação de rejeito de minério de ferro em barragens alteadas à montante considerando as condições de drenagem à partir de ensaios de piezocone sísmico.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Um dos principais desafios do setor da mineração está relacionado à prevenção e mitigação de incidentes catastróficos associados as suas barragens de rejeito. Como o rejeito de mineração é bastante heterogêneo e as investigações de campo são caras e complexas, as propriedades geotécnicas desses materiais são bastante desconhecidas. O ensaio de penetração de cone sísmico (SCPTu) apresenta uma abordagem para estimar um vasto leque de informações geotécnicas, incluindo o potencial de liquefação de barragens de rejeito. Além disso, o estudo do comportamento de materiais geotécnicos sob carregamento não drenado, a partir do parâmetro de estado (ψ) obtido em ensaios SCPTu e inicialmente aplicado para solos, tem sido bastante utilizado para os rejeitos de mineração. Esse estudo visa implementar uma classificação de rejeitos, proposta por Nierwinski (2019), que utiliza a razão do módulo de cisalhamento para pequenas deformações e a resistência de ponta do cone (G0/qt). Uma série de ensaios de laboratório também foi executada e três diferentes metodologias para avaliar os efeitos da drenagem (parcial) em 533,06 metros de verticais de SCPTu realizados em três diferentes barragens de rejeitos alteadas à montante no Brasil. Adicionalmente, a razão G0/qt é analisada em conjunto com ψ para avaliar as tendências à liquefação dos materiais investigados. Os resultados revelam a natureza heterogênea dos rejeitos, além de serem percebidos diversos registros que indicam condições de drenagem parcial. Análises de liquefação demonstram que o rejeito exibe um comportamento contrátil em mais de 94% dos dados de SCPTu, confirmando sua susceptibilidade à liquefação. As descobertas são relevantes no contexto de caracterização de campo dentro de barragens de rejeito e outros sites geotécnicos com condições geotécnicas similares.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Geotécnica. Núcleo de Geotecnia, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Geotecnia, Minas e recursos minerais - resíduo, Barragens de rejeito, Minérios de ferro, Drenagem do solo
Citação
COSTA, Giovani Cecatto Lopes Ribeiro da. Susceptibilidade à liquefação de rejeito de minério de ferro em barragens alteadas à montante considerando as condições de drenagem à partir de ensaios de piezocone sísmico. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.