Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1835
Title: Representações sociais da prática empreendedora no ambiente organizacional de uma multinacional de extração mineral.
Other Titles: Entrepreneurial pratica and social representation in a multinational enterprise devoted to mineral extraction.
Authors: Boava, Fernanda Maria Felício Macêdo
Boava, Diego Luiz Teixeira
Santos, Simone Aparecida dos
Keywords: Prática empreendedora
Representações sociais
Conhecimento científico
Entrepreneur practice
Social representations
Issue Date: 2009
Citation: BOAVA, F. M. F. M.; BOAVA, D. L. T.; SANTOS, S. A. dos. Representações sociais da prática empreendedora no ambiente organizacional de uma multinacional de extração mineral. Locus Científico, v. 3, n. 4, p. 96-106, out. 2009. Disponível em: <http://www.redetec.org.br/publique/media/REPRESENTA%C3%87%C3%95ES%20SOCIAIS%20DA%20PR%C3%81TICA%20EMPREENDEDORA-T1_4.pdf>. Acesso em: 27 nov. 2012
Abstract: O fenômeno empreendedor se destaca, na atualidade, por seu caráter inovador, podendo ocasionar desenvolvimento econômico. Esse destaque atribuído ao empreendedorismo no âmbito do mundo cotidiano desperta ainda o interesse de investigação de sua prática por parte da comunidade científica, ocorrendo, com isso, a criação de um conhecimento formal sobre o assunto. Nesse cenário, emerge uma problemática de pesquisa no tocante a forma como esse conhecimento científico é representado no meio comum. Isso se traduz na seguinte questão de pesquisa: Quais as representações sociais da prática empreendedora podem ser identificadas no universo do senso comum? No presente trabalho, esse universo do senso comum se limita ao contexto organizacional de uma empresa multinacional de extração mineral atuante na região do Quadrilátero Ferrífero, MG. Utiliza-se como referencial a teoria das representações sociais, sendo a natureza da pesquisa de ordem qualitativa e descritiva. Por fim, a pertinência desse trabalho encontra-se na produção de resultados capazes de evidenciar, ainda que de forma inicial, as dimensões relacionais existentes entre o conhecimento científico acerca da prática empreendedora e as representações sociais assimiladas sobre esse fenômeno, produzidas a partir da lógica da conversação entre indivíduos em um dado espaço de tempo e realidade delimitada, não havendo pretensão de generalização das conclusões logradas.
metadata.dc.description.abstracten: The entrepreneur phenomenon detach, nowadays, for its innovative character can cause economic development. The prominence given to entrepreneurship in the context of daily world awakens the interest of research of their practice by the scientific community, occurring, thus, the creation of a formal knowledge about this. In this scenario, a problem emerges from research on how this scientific knowledge is represented in the common sense. This is reflected in the following research question: What are the social representations of entrepreneur practice can be identified in the universe of common sense? In this study, this universe of common sense is limited to the organizational context of a multinational company active in the Quadrilátero Ferrífero, MG. Is used as reference the theory of social representations, and the nature of the search of a qualitative and descriptive. Finally, the relevance of this work is to produce results capable of demonstrating, even if the initial form, the size relationship between the scientific knowledge about the entrepreneur practice and social representations seen on this phenomenon, produced from the logic of conversation between individuals in a defined period of time and reality enclosed, no there intention to generalize the conclusions achieved.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1835
ISSN: 19816790
Appears in Collections:DECAD- Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RepresentaçõesSociaisPrática.pdf244,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.