Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18161
Título: Território da arte: intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica.
Autor(es): Xavier, Dalila David
Orientador(es): Prof. Dra. Neide das Graças de Souza Bortolini
Palavras-chave: Arte
Educação básica
Educação Básica
Feminismo Interseccional
Data do documento: 2024
Membros da banca: Dra. Ana Carolina Fialho de Abreu - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Dr. Ernesto Gomes Valença - Universidade Federal de Ouro Preto Dra. Gláucia Maria dos Santos Jorge - Universidade Federal de Ouro Preto
Referência: XAVIER, Dalila David. Território da arte: intervenções artísticas e a construção de narrativas feministas na educação básica . 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: Esta pesquisa aborda o ensino da Arte entre questões feministas ao apontar mudanças potenciais de pensamentos e ações e teve o objetivo de refletir acerca de intervenções nas escolas públicas. A dissertação analisa, portanto, dois projetos artístico-pedagógicos realizados em escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Ouro Preto - MG, a saber, Escola Municipal Benedito Xavier, situada no distrito de Glaura; e a Escola Municipal Aleijadinho, situada no distrito de Santo Antônio do Salto. O espaço escolar apresenta limitações físicas e orçamentárias, questões sociais e culturais de cada comunidade, condições adversas de trabalho docente, além de opressões reproduzidas socialmente. No contexto da pesquisa participante, o estudo buscou compreender possibilidades de transformação social por meio do ensino de Arte a partir de dois projetos artísticos de perspectiva feminista e antirracista realizados com discentes do Ensino Fundamental II: o Museu Aberto e o Programa Papo Reto. Os resultados das discussões mostraram que o território da Arte é capaz de romper com o silenciamento das vozes femininas ao conferir lugar de fala a suas protagonistas.
Resumo em outra língua: This research addresses the teaching of Art among feminist issues, by pointing out potential changes in thoughts and actions and aimed to reflect on interventions in public schools. The dissertation analyzes, therefore, two artistic-pedagogical projects carried out in schools in the rural area of the municipal education network of Ouro Preto - MG, namely, Benedito Xavier Municipal School, located in the district of Glaura; and the Aleijadinho Municipal School, located in the district of Santo Antônio do Salto. The school space presents physical and budgetary limitations, social and cultural issues of each community, adverse conditions of teaching work, in addition to socially reproduced oppressions. In the context of the participatory research, the study sought to understand possibilities of social transformation through the teaching of Art from two artistic projects from a feminist and anti-racist perspective carried out with students of Elementary School: the Open Museum and the Papo Reto Program. The results of the discussions showed that the territory of Art is capable of breaking with the silencing of female voices by giving a place of speech to its protagonists.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18161
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 25/04/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGAC - Mestrado (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TerritórioDaArteIntervençõesArtísticaseaConstruçãoDeNarrativasFeministasNaEducaçãoBásica.pdfDissertação de mestrado2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.