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Título: Educação infantil e antirracismo a partir de uma autoetnografia feminista negra.
Autor(es): Silva, Ana Carolina Santos
Orientador(es): Santos, Erisvaldo Pereira dos
Sacramento, Cristina Carla
Palavras-chave: Relações étnicas - aspectos educacionais
Educação infantil
Crianças negras - educação
Antirracismo - aspectos educacionais
Feminismo
Data do documento: 2023
Membros da banca: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Sacramento, Cristina Carla
Torres, Marco Antônio
Santana, Patrícia Maria de Souza
Silva, Joselina da
Referência: SILVA, Ana Carolina Santos. Educação infantil e antirracismo a partir de uma autoetnografia feminista negra. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar como a educação e os percursos de formação constituem uma mulher negra emancipada e comprometida com a transformação social a partir da Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A metodologia é construída a partir de uma pesquisa autoetnográfica feminista negra (Silva; Euclides, 2018; 2019; 2021; 2022). As autonarrativas apresentam trajetórias que vão desde a infância na cidade de Divino, município do interior da Zona da Mata de Minas Gerais, à atuação como Educadora Infantil Negra a partir das experiências enquanto uma jovem mulher negra em Viçosa, cidade universitária da Zona da Mata de Minas Gerais. As autonarrativas se alternam entre o “eu” e o “nós”, explicitando as diversas formas de como o racismo e todos os seus desdobramentos estão presentes na trajetória de autodefinição e formação da identidade profissional. Acredita-se, a partir deste lugar de Educadora Infantil Negra Antirracista, na urgência de se trabalhar com as infâncias e na importância das culturas e identidades negras sistematizadas em pautas de luta pelos Movimentos Negros para possibilitar às crianças experiências (hooks, 2019) condizentes e significativas, considerando a infância em sua inteireza e buscando o seu bem viver no agora. No entanto, nessa trajetória pode haver reproduções de padrões que dão voz a uma narrativa e silenciam outras. Desse modo, colocamo-nos a pensar: “Quais narrativas têm voz na Educação Infantil dentro dos ambientes escolares? E quais são silenciadas?” “Quais as fontes das vivências que as educadoras negras e não negras trazem e reproduzem no ambiente escolar com os bebês e as crianças?” “De que forma práticas antirracistas podem ser inseridas no cotidiano?” A análise das experiências permitiu verificar como as vivências durante toda essa trajetória de formação dialogam com outras apresentadas pelo campo teórico e, a partir disso, como podem vir a ser ressignificadas em aprendizados e possibilidades de engajamento em uma transformação social antirracista. Além, as experiências trazidas apresentam diversas nuances que podem contribuir para o avanço das reflexões teóricas no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais e de práticas antirracistas na Educação Infantil.
Resumo em outra língua: The present work aims to demonstrate how educational and training paths contribute to the development of an emancipated black woman committed to social transformation, basing on the Education of Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education. The methodology is constructed from black feminist autoethnographic research (Silva; Euclides, 2018; 2019; 2021; 2022). The self-narratives present trajectories from childhood in the city of Divino – a small town in the Zona da Mata of Minas Gerais – to working as a Black Early Childhood Educator. These narratives draw on personal experiences as a young black woman in Viçosa, a university city also in the Zona da Mata of Minas Gerais. They alternate between the use of pronouns “I” and “we”, explaining the various ways in which racism and its consequences are present in the process of self-definition and the formation of professional identity. From this position of a Black Anti-Racist Early Childhood Educator, this work emphasizes the urgency of educating children about the significance of black cultures and identities. This emphasis is grounded in the agendas of struggle for Black Movements, aiming to provide children with experiences (hooks, 2019) that are meaningful and consistent with childhood rights, prioritizing their well- being in the present. However, in this trajectory, there may be reproductions of patterns that amplify one narrative while silencing others. Consequently, we asked ourselves: “Which narratives have a voice in Early Childhood Education within school environments? And which ones are silenced?” “What are the sources of the experiences that black and non-black educators bringing to the school environment when working with babies and children?” “How can anti- racist practices be seamlessly integrated into everyday life?” The analysis of these practices allow us to observe the experiences throughout this training trajectory dialogue with others presented in the theoretical field and, consequently, help us to observe how they can be assigned new meanings in learning and exploring possibilities for engagement in anti-racist social transformation. These experiences bring nuanced aspects that are believed to contribute to the advancement of theoretical reflections in the field of Ethnic-Racial Relations Education and anti-racist practices in Early Childhood Education.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18156
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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