Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18081
Título: Relato da experiência com o movimento de aprender e ensinar geografia : uma articulação necessária.
Autor(es): Paulo, Jacks Richard de
Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira
Ferreira, Wellington Rodrigo
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de geografia
Maquete
Trabalho de campo
Data do documento: 2020
Editora / Evento / Instituição: Ponta Grossa
Referência: PAULO, J. R. de; ARAÚJO, S. M. M. S.; FERREIRA, W. R. Relato da experiência com o movimento de aprender e ensinar geografia: uma articulação necessária. In: SILVA, Marcos Aurélio Alves e (Org.). Formação de professores: perspectivas teóricas e práticas na ação docente 2. 1ed. Ponta Grossa: Paraná, 2020, v. 1, p. 252-262. Disponível em: <https://atenaeditora.com.br/catalogo/ebook/formacao-de-professores-perspectivas-teoricas-e-praticas-na-acao-docente-2>. Acesso em: 4 dez. 2023.
Resumo: A vivência da formação de professores inclui as intensas reflexões acerca das possibilidades de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia e como objeto desta pesquisa, tem-se a reflexão sobre a experiência vivenciada com futuros professores em relação a construção de maquete e realização de trabalho de campo. Para tal, pretende-se relatar nesta pesquisa de natureza qualitativa, sobre as ações e práticas desenvolvidas com o intuito de refletir sobre as contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Percebeu-se que tanto o trabalho de campo quanto o processo de confecção de maquete são ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem de Geografia, no sentido de contribuir para a construção de conhecimentos, pela possibilidade de motivar os alunos, por promover a aprendizagem de forma concreta ao vivenciarem na prática os conceitos, fatos e fenômenos geográficos que foram trabalhados em sala de aula.
Resumo em outra língua: The experience of teacher training includes intense reflections about the possibilities improving the teaching and learning of Geography and this research has as an objective the reflection about the lived experience with future teachers concerning building model and and conducting fieldwork. For such purposes it’s intended to report in this qualitative research about the actions and practices developed in order to reflect relating contributions for the teaching and learning process of Geography with children from the early years of Elementary School. It was noticed that both fieldwork and the model making process are important tools in the teaching process and Geography learnin towards of contributing to the construction of knowledge, for the possibility of motivating students, for promoting learning in a concrete way by experiencing in practice the concepts, facts and geographical phenomena that were worked on in the classroom.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18081
DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.234202707
ISBN: 978-65-5706-223-4
Licença: Todo o conteúdo deste livro está sob uma Licença de Atribuição Creative Commons. Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: PDF do livro.
Aparece nas coleções:DEEDU - Livros e capítulos de livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_RelatoExperiênciaMovimento.pdf533,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.