Torto Arado : o sinuoso caminho entre o político e o literário.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2023
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Com o estudo do modo de composição realista e seu caráter histórico-dialético, investigamos a relação entre um modo de representação da conjuntura social brasileira, sua formulação estética e a recepção em uma celebrada obra de literatura contemporânea, Torto Arado (2019). Apresentando três narradoras que contam suas vidas, o romance aborda o relato pessoal de mulheres negras em um Brasil rural. A partir de uma discussão sobre aspectos do modo de composição e representação realista como movimentos de uma aproximação à realidade, a análise focaliza a construção formal das narradoras do romance, bem como a elaboração do seu enredo e a maneira como a obra parece sobrepor, na transposição de fatos e questões sociais em tema e motivo, estes últimos à própria construção estética. Investiga- se, a partir dessa obra de literatura contemporânea, as possibilidades e limites da literatura enquanto espécie de documento que busca denunciar problemas de nossa realidade em seus níveis mais aparentes e, por isso, acaba por se situar em um terreno que se afasta, em alguma medida, tanto do documento quanto da literatura. O estudo da construção das formas de representação e de narração presentes em Torto Arado parte da investigação conceitual do realismo em alguns textos da obra de György Lukács.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Realismo, Torto Arado, Literatura moderna, György Lukács, Itamar Vieira Junior
Citação
SOUZA, Yuri Moura Lima Amaral de. Torto Arado: o sinuoso caminho entre o político e o literário. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.