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Title: O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos.
Authors: Silva, Reginaldo Rodrigues da
metadata.dc.contributor.advisor: Miranda, Dayse Garcia
Keywords: Língua portuguesa - estudo e ensino
Estudantes surdos
Surdos - educação
Histórias em quadrinhos
Histórias em quadrinhos na educação
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Miranda, Dayse Garcia
Laranjeira, Rómina de Mello
Silva, Giselli Mara da
Citation: SILVA, Reginaldo Rodrigues da. O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para estudantes surdos. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Abstract: O objetivo desta pesquisa, ancorada nos Estudos Surdos, foi verificar se Histórias em Quadrinhos (HQs) produzidas por um ilustrador surdo podem auxiliar estudantes surdos do Ensino Médio, inseridos em uma escola pública inclusiva, na construção do aprendizado da Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita. O arcabouço teórico deste estudo foi constituído a partir de pesquisas na área da surdez que contribuem para o desenvolvimento dos Estudos Surdos no Brasil, além de autores que exprimem a relevância da Nona Arte como instrumento de leitura, ensino, aprendizagem e pesquisa. Foi eleito, como design metodológico, a abordagem qualitativa, comumente utilizada pelas Ciências Sociais para buscar explicar fenômenos societários a partir da interação direta e da observação entre pesquisador e situação/objeto de estudo. A pesquisa foi desenvolvida com dois estudantes surdos, inseridos no Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual do município de Ouro Preto-MG. O trabalho de campo foi realizado em quatro etapas: 1) mapeamento de leitura; 2) apresentação das HQs; 3) reconto da narrativa em Libras; 4) construção da narrativa em português. Foram 10 encontros com os estudantes, registrados por meio de gravação em vídeo, com um total médio de seis horas. O uso de HQs como artefato cultural da comunidade surda é uma proposta relevante para inserir os estudantes surdos em práticas de leitura e interpretação de imagens, e pode oferecer possíveis caminhos aos alunos surdos para chegarem ao português escrito, haja vista que há inúmeras possibilidades de desenvolver práticas de escrita na Língua Portuguesa. Contudo, os resultados alcançados revelaram que os estudantes não conseguiram realizar o registro escrito na Língua Portuguesa apenas com a utilização desse material.
metadata.dc.description.abstracten: The aim of this research, anchored in Deaf Studies, was to verify whether comic strips produced by a deaf illustrator can help deaf high school students in an inclusive public school to learn Portuguese as a second language in written form. The theoretical framework of this study was based on researches in the field of deafness that contributes to the development of Deaf Studies in Brazil, as well as authors who express the relevance of the Ninth Art as a tool for reading, teaching, learning and research. The methodological design chosen was the qualitative approach, commonly used by the Social Sciences to explain societal phenomena based on direct interaction and observation between the researcher and the situation/object of study. The research was carried out with two deaf students at a state public high school in the city Ouro Preto, Minas Gerais. The fieldwork was carried out in four stages: 1) reading mapping; 2) presentation of the comics; 3) retelling of the narrative in Libras; 4) construction of the narrative in Portuguese. There were 10 meetings with the students, recorded on video, with an average total of six hours. The use of comics as a cultural artifact of the deaf community is a relevant proposal for inserting deaf students into practices of reading and interpreting images, and can offer possible ways for deaf students to reach written Portuguese, given that there are uncountable possibilities for developing writing practices in the Portuguese language. However, the results showed that the students were unable to write in Portuguese using this material alone.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18050
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/01/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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