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Título: "Professora me ensina a aprender?" : sujeitos da Educação de Jovens e Adultos entre o ensinar e o aprender.
Autor(es): Sousa, Maria do Carmo da Silva Gomes de Oliveira e
Orientador(es): Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Soares, Leôncio
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Estudantes de educação de jovens e adultos
Direito à educação
Data do documento: 2023
Membros da banca: Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Soares, Leôncio
Reis, Sonia Maria Alves de Oliveira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Referência: SOUSA, Maria do Carmo da Silva Gomes de Oliveira e. "Professora me ensina a aprender?" : sujeitos da Educação de Jovens e Adultos entre o ensinar e o aprender. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: A presente pesquisa se insere no campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que vem ao longo da história da educação brasileira se consolidando como política de Estado. Uma vez destinada a todos, o direito à educação constitui um dos fundamentos da dignidade da pessoa humana e, ainda assim, parte significativa da população não usufruiu desse bem social, buscando na EJA aprender os conhecimentos escolares. Instituída pela LDB no 9.394/1996, a EJA é uma modalidade da educação básica com especificidades próprias, a começar pela singularidade do seu público e de suas trajetórias escolares afirmadas no Parecer 11/2000 e expostas na demanda “Professora, me ensina a aprender?” Partindo do questionamento de uma estudante e da intenção de descobrir como se dá o ensinar e o aprender para estudantes e educadores em uma escola exclusiva da EJA, apresentamos como objetivos investigar a medida em que estes educadores e estudantes aprendem quando ensinam e ensinam quando aprendem na relação com seus estudantes e inseridos em uma escola exclusiva para a modalidade. Além disso, pretendemos reconhecer se há nestes espaços práticas e experiências de trocas formativas que caracterizem os fundamentos da dodiscência, a identificação dos elementos constitutivos entre o aprender e ensinar e a análise dos elementos constitutivos dos percursos formativos em diálogo com as especificidades dos/as estudantes. A fim de tratar o tema buscou-se abordar o direito à educação e ao aprender com Arendt (2000), Bobbio (1992) e Tomasevski (2006) e os conceitos ensinar e aprender nas perspectivas de Lev Vygotsky (1996), Paulo Freire (2017) e Bernard Charlot (2000). O estudo responde seus questionamentos através de Cartas Pedagógicas, gênero textual dialógico, por meio da pesquisa qualitativa, pois a a produção dos dados nesta abordagem permite o uso de instrumentos - observação, entrevista semiestruturada e análise documental - que oferecem condições favoráveis para se chegar ao objetivo da investigação. O estudo é composto por 3 educandos e 6 educadores de uma escola situada em Belo Horizonte (MG) que atende somente jovens, adultos e idosos. Os dados produzidos foram tratados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011) e deles extraíram-se os temas: trajetórias, percepções do aprender, do ensinar e das práticas pedagógicas que deram origem às cinco cartas. A partir das temáticas foi possível compreender os momentos da relação educador e educando em que se estabelecem o ensinar e o aprender que revelam ser o ensinar e o aprender ação cíclica, conjunção definida por Freire (2017) como Ciclo Gnosiológico. O estudo aponta dados para a formação docente nas dimensões inicial, contínua e autoformação.
Resumo em outra língua: This research is part of the field of Youth and Adult Education (EJA), which has been consolidating itself as a State policy throughout the history of Brazilian education. Since it is intended for everyone, the right to education constitutes one of the foundations of the dignity of the human person and, even so, a significant part of the population did not enjoy this social good, seeking at EJA to learn school knowledge. Established by LDB No. 9,394/1996, EJA is a form of basic education with its own specificities, starting with the uniqueness of its audience and their school trajectories stated in Opinion 11/2000 and exposed in the demand “Teacher, can you teach me how to learn? ” Starting from a student's questioning and the intention of discovering how teaching and learning takes place for students and educators in an exclusive EJA school, our objectives are to investigate the extent to which these educators and students learn when they teach and teach when they learn in relationship with its students and inserted in a school exclusive to the modality. Furthermore, we intend to recognize whether there are in these spaces practices and experiences of training exchanges that characterize the foundations of teaching, the identification of the constituent elements between learning and teaching and the analysis of the constituent elements of the training paths in dialogue with the specificities of the students . In order to address the topic, we sought to address the right to education and learning with Arendt (2000), Bobbio (1992) and Tomasevski (2006) and the concepts of teaching and learning from the perspectives of Lev Vygotsky (1996), Paulo Freire ( 2017) and Bernard Charlot (2000). The study answers its questions through Pedagogical Letters, a dialogical textual genre, through qualitative research, as the production of data in this approach allows the use of instruments - observation, semi-structured interviews and document analysis - that offer favorable conditions to reach the objective of the investigation. The study is composed of 3 students and 6 educators from a school located in Belo Horizonte (MG) that serves only young people, adults and the elderly. The data produced was treated by content analysis (Bardin, 2011) and the themes were extracted from them: trajectories, perceptions of learning, teaching and pedagogical practices that gave rise to the five letters. From the themes, it was possible to understand the moments of the educator and student relationship in which teaching and learning are established, which reveal that teaching and learning are cyclical actions, a conjunction defined by Freire (2017) as the Gnosiological Cycle. The study provides data for teacher training in the initial, continuous and self-training dimensions.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18047
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/01/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Mestrado (Dissertações)

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