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Title: Avaliação técnica e ambiental da injeção de pneu moído como combustível redutor através das ventaneiras dos altos-fornos.
Authors: Araújo Filho, Gerson de
metadata.dc.contributor.advisor: Assis, Paulo Santos
Keywords: Carvão vegetal - carvão pulverizado - injeção
Pneus - pneu moído
Altos-fornos - ventaneiras
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Assis, Paulo Santos
Castro, José Adilson de
Murta, Jorge Luiz Brescia
Citation: ARAÚJO FILHO, Gerson de. Avaliação técnica e ambiental da injeção de pneu moído como combustível redutor através das ventaneiras dos altos-fornos. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Materiais) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Abstract: Este trabalho mostra o estudo viabilidade técnica e ambiental da utilização de pneu moído como combustível em altos-fornos. O pneu moído pode ser utilizado em substituição aos finos de carvão mineral e de finos de carvão vegetal em altos-fornos. A injeção através das ventaneiras contribui para geração de energia e geração de um gás para redução dos óxidos de ferro carregados nos altos-fornos. O pneu moído, quando é injetado nos altos-fornos, do ponto de vista ambiental contribui para diminuição dos pneus dispostos de forma inadequada. Uma das vantagens do uso do pneu moído é que como se trata de um resíduo, seu custo de aquisição e processamento é mais baixo que a obtenção do carvão pulverizado para injeção nos altos-fornos. Foi realizado um estudo comparativo entre o índice de combustão de pneus moídos com o de carvões pulverizados, utilizando o modelo físico de combustão de partículas, de elevado gradiente térmico, construído na Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os resultados mostram uma boa combustibilidade do pneu moído, sendo obtidos através de um modelo de simulação que retrata condições semelhantes a que ocorre na região das ventaneiras dos altos-fornos.
metadata.dc.description.abstracten: This paper shows the study of the utilization of tire as fuel to be employed into blast furnaces. This tire can substitute coal or even charcoal in the blast furnaces tuyeres. The injection into tuyeres, other than contribute for energy generation, can produce gas for metallic oxide reduction, the former charged into the blast furnace throat, thus contribution for using other forms of wastes. The tire, as powder, when to be injected into blast furnaces, contributes for an environmental employee of that waste, so as permit for obtaining a high value product. Then, one advantage of using such material is that it is waste and has lower cost for preparation. A comparative study of combustion index of pulverized tires and coals are been studied. For this study are been utilized one physical model, with thermal gradient constructed at Escola de Minas-UFOP. The results obtained have showed that the tires has good combustibility, this was obtained in a model that simulate the same conditions occurring in the blast furnaces tuyeres; these results include tires and mixtures of tires with coal or even with charcoal.
Description: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Departamento de Engenharia Metalúrgica, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17999
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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