Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17970
Title: Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre a natureza das forças intermoleculares.
Other Titles: Progressive transition of explanatory models of middle-level students on the nature of intermolecular forces.
Authors: Miranda, Ana Carolina Gomes
Pazinato, Maurícius Selvero
Braibante, Mara Elisa Fortes
Keywords: Forças intermoleculares
Transição progressiva
Ensino de química
Issue Date: 2022
Citation: MIRANDA, A. C. G; PAZINATO, M. S; BRAIBANTE, M. E. F. Transição progressiva dos modelos explicativos de estudantes do nível médio sobre a natureza das forças intermoleculares. Investigações em Ensino de Ciências, v. 27 n. 2, ago. 2022. Disponível em: <https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2576>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Abstract: O foco de investigação desta pesquisa foi o processo de ensino e aprendizagem de forças intermoleculares no nível médio. O principal objetivo foi investigar a evolução conceitual, por meio de modelos explicativos de estudantes da 1ª série do ensino médio, sobre a natureza das forças intermoleculares. Para isso o conteúdo foi desenvolvido por intermédio de uma sequência didática (SD). Baseando-se na perspectiva de Lakatos, procurou-se verificar se os modelos explicativos dos sujeitos formam sequências de transição progressiva, similares ao que Lakatos, na História da Ciência, se refere a "problemática" que aumenta o poder explanatório/heurístico do modelo. A evolução dos modelos, que geralmente consiste em transições progressivas, está relacionada ao entendimento sobre o conteúdo de forças intermoleculares e a capacidade de transitar entre os níveis de representação da matéria em relação ao entendimento sobre a natureza das forças intermoleculares. O acompanhamento das ideias dos estudantes ao longo do estudo do conteúdo revelou que houve um número significativo deles que conseguiu progredir conceitualmente. De forma geral, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas na SD contribuíram significativamente para a transição progressiva dos modelos explicativas da maioria dos participantes. Além disso, a abordagem do conteúdo de forças intermoleculares na SD desenvolvida capacitou os estudantes a interpretarem os fenômenos em estudo, por meio dos níveis de representação da matéria.
metadata.dc.description.abstracten: The investigation focus of this research was the teaching and learning process of intermolecular forces at the high school level. The main objective was to investigate the conceptual evolution, through explanatory models of 1st grade high school students, on the nature of intermolecular forces. For this, the content was developed through a didactic sequence (SD). Based on Lakatos' perspective, we tried to verify if the explanatory models of the subjects form sequences of progressive transition, similar to what Lakatos, in the History of Science, refers to as the "problem" that increases the explanatory/heuristic power of the model. The evolution of models, which generally consists of progressive transitions, is related to the understanding of the content of intermolecular forces and the ability to move between the levels of representation of matter in relation to the understanding of the nature of intermolecular forces. The follow-up of students' ideas throughout the study of the content revealed that there was a significant number of them who managed to progress conceptually. In general, it is possible to affirm that the activities developed in the DS contributed significantly to the progressive transition of the explanatory models of the majority of the participants. In addition, the approach to the content of intermolecular forces in the developed SD enabled students to interpret the phenomena under study, through the levels of representation of matter.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17970
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p01
ISSN: 1518-8795
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_TransiçãoProgressivaModelos.pdf609,15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.