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Title: A tópica da prudência n`os sermões de Vieira.
Authors: Schneider, Alessandra Machado
metadata.dc.contributor.advisor: Agnolon, Alexandre
Keywords: Antonio Vieira
Padres da igreja - história
Prudência
Retórica
Sermões - história e crítica
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Agnolon, Alexandre
Joly, Fábio Duarte
Leite, Leni Ribeiro
Citation: SCHNEIDER, Alessandra Machado. A tópica da prudência n`os sermões de Vieira. 2023. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Abstract: Esta dissertação de mestrado propõe uma introdução ao estudo da Tópica da Prudência N’Os Sermões de Vieira a partir das fontes retóricas e estudo do modelo cultural, o discreto, o paradigma de homem cortesão que dominava as preceptivas do século XVII, no contexto do Antigo Regime. No Segundo capítulo, o objetivo é mapear as diretrizes educacionais filosóficas e cristãs, notadamente a Escolástica e o programa educacional dos jesuítas: Ratio Studiorum com a centralidade nas artes liberais, a fomentar uma educação para prudência, valorizando a sabedoria prática e uma educação formativa e humana. No terceiro capítulo, objetiva-se conceituar a tópica da prudência no contexto dos lugares da memória, lugares-comuns conhecidos na Instituição Retórica e comumente emulados e que compunha o repertório de linguagem do autor da obra e da recepção. Para o entendimento e atuação na dinâmica social no contexto do Antigo Regime, a prudência é a virtude preceituada pelos principais tratadistas, pois ela é o atributo que conduz à mediania. Por conseguinte, afastando-se os vícios situados nos extremos, nessas teses, a virtude está no meio pois as extremidades são viciosas. Neste contexto, a obra de Vieira apresenta elementos que o enquadram, quanto à persona do orador, no perfil ético e político de um homem prudente. Por fim, no quarto capítulo procura-se entender Vieira no contexto da prudência, as imagens e narrativas que ele construiu na apologia da sabedoria prática que serviam de esteio para fundamentar a razão de Estado contrarreformista. O lugar de excelência das representações do decoro e honra era corte, lugar favorito das encenações simbólicas, que não eram meros entretenimentos, mas sim uma figuração política que reforçava a hierarquia e diferença, tipicamente estamental. Objetiva-se mostrar a força política do orador sacro que através da palavra difundia o modelo de súditos cordatos, coadunados com a vontade do Rei, em prol da harmonia do bem comum.
metadata.dc.description.abstracten: This master’s dissertation proposes an introduction to the study of the Topica of Prudence in Vieira’s Sermons from the rhetorical sources and study of the cultural model, the discreet, the paradigm of courtly man that dominated the precepts, of the 17th century, in the context of the Old Regime. In the second chapter, the objective is to map out the philosophical and Christian educational guidelines, notably Scholasticism and the Jesuit educational program: Ratio Studiorum with the centrality in the liberal arts, fostering an education for prudence, valuing practical wisdom and a formative and human education. In the third chapter, the objective is to conceptualize the topic of prudence in the context of the places of memory, common places known in the institution of Rhetoric and commonly emulated and that composed the language repertoire of the author of the work and of the reception. For understanding and acting in the social dynamics in the context of the Old Regime, prudence is the virtue prescribed by the main treatises because it is the attribute that leads to mediocrity. Therefore, it avoids vices located at extremes. In this context, Vieira presents in life and work elements that fit him into the ethical and political profile of a prudent man. In the fourth chapter, the objective is to understand Vieira in the context of prudence, the images and narratives he constructed in defense of practical wisdom that served as a foundation for the Counter-Reformation’s raison d’etre. The court was the place of excellence for representations of decorum and honor, a favorite place for symbolic enactments that were not mere entertainment but rather a political figuration that reinforced hierarchy and difference, typically estate-based. The aim is to show the political strength of the sacred orator who, through his words, disseminated the model of cordial subjects, in harmony with the King’s will, for the sake of the common good.
Description: Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17907
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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