Entre palcos, orquestras e partituras : trajetórias de Duque Bicalho em Juiz de Fora, no pós-abolição.

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Data
2023
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Resumo
A presente dissertação estuda as experiências, expectativas, desafios e escolhas elaboradas por sujeitos negros na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, durante o período do pós-abolição. Tomando como objeto de estudo a trajetória do músico, maestro, compositor e professor negro Duque Bicalho, identificou-se questões relacionadas às construções políticas de raça, cor, direitos, cidadania e projetos de inserção social e combate ao racismo elaboradas e acionadas por homens e mulheres negros neste contexto histórico. Voltada para o estudo de uma temporalidade marcada por uma crescente racialização das relações sociais, pelo recrudescimento do racismo e pela radicalização das desigualdades sociais e raciais, o argumento da presente pesquisa é que o estudo da trajetória de Duque Bicalho pode conferir visibilidade às histórias de vida de homens e mulheres negros no pós-abolição, contrapondo-se ao silenciamento da sua participação política na história do Brasil República, assim como apresentar os costumes, valores e formas de vida desses sujeitos. A metodologia de pesquisa adotada se baseia no estudo biográfico e na micro-história e, para tanto, utilizou-se um conjunto variado de documentos, como imprensa, fotografias, livros de memórias, registros eclesiásticos e cartoriais, documentação privada/pessoal de Duque Bicalho, dentre outros.
Descrição
Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
Palavras-chave
Cincinato Duque Bicalho - biografia, Escravidão, Músicos negros, Negros - Juiz de Fora - MG
Citação
GONÇALVES, Wellington Carlos. Entre palcos, orquestras e partituras: trajetórias de Duque Bicalho em Juiz de Fora, no pós-abolição. 2023. 105 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.