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Título: O uso de materiais dinâmico - táteis na elaboração conceitual por um estudante cego : trabalhando o efeito de forças e a estabilidade energética de sistemas intramoleculares.
Título(s) alternativo(s): The use of dynamic - tactile materials in conceptual elaboration by a visually impaired student : working on the effect of forces and energetic stability of molecular systems.
Autor(es): Silva, Marcos Antonio Pereira da
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Fernandes, Jomara Mendes
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino de química
Visual impairment
Dynamic-tactile object
Data do documento: 2023
Referência: SILVA, M. A. P. da; PATROCÍNIO, D. de O. F.; FERNANDES, J. M. O uso de materiais dinâmico - táteis na elaboração conceitual por um estudante cego: trabalhando o efeito de forças e a estabilidade energética de sistemas intramoleculares. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1113>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo compartilhar a experienciação do uso de dois objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por um estudante com deficiência visual (ECDV). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. A presente investigação se trata de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que o ECDV, a partir da experienciação tátil em nível sensorial muscular possibilitada pelos ODTs, desenvolveu uma integração dinâmica e simultânea de informações permitindo a construção de modelos mentais dos conceitos e dos fenômenos estudados. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes cegos.
Resumo em outra língua: This research aims at sharing the experience of using two dynamic-tactile objects (DTOs) as mediators in the construction of mental models of abstract chemical concepts by a visually impaired student (VIS). DTOs are tools that, through the application of forces (mechanical or magnetic, obtained, for example, by the tension of rubber bands or rubbers and magnets, respectively), generate movements and changes in the system’s initial configuration. The present investigation is a single case study, of a qualitative research nature. The results revealed that the VIS, from the tactile experience at the muscle sensory level, made possible by the DTOs, developed a dynamic and simultaneous integration of information allowing the construction of mental models of the concepts and phenomena studied. Hence, the use of DTOs can meaningfully contribute as a mediator to the construction of mental models of abstract chemical concepts by visually impaired students.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17878
ISSN: 1982-2413
Licença: O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.
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