Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17877
Title: A história da ciência na temática "leis de Newton" em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias indicados pelo PNLD 2021.
Other Titles: The history of science in the theme “Newtons’s laws” in textbooks about nature science and their technologies indicated by PNLD 2021.
Authors: Paula, Joyce Cristina Mendes de
Patrocínio, Sandra de Oliveira Franco
Keywords: Livro didático
Ensino de física
History of science
Newton’s laws
Issue Date: 2023
Citation: PAULA, J. C. M. de; PATROCÍNIO, D. de O. F. A história da ciência na temática "leis de Newton" em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias indicados pelo PNLD 2021. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, p. 351-375, 2023. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1114>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Abstract: Diante do importante papel do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores, buscamos, neste trabalho, analisar como a história da ciência está sendo empregada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias voltados para o Ensino Médio indicados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2021 dentro da temática “Leis de Newton”. Colocando luz sobre o potencial que a história da ciência carrega de formar concepções dos estudantes sobre o caráter do conhecimento científico, utilizamos a metodologia criada por Laurinda Leite (2002), adotando uma abordagem qualitativa, para compreender quais são as perspectivas que as obras estão trazendo para seus leitores. Embora haja a presença de elementos da história da ciência e uma tentativa discreta, em alguns livros, de introduzila de uma forma um pouco mais explanativa, de modo geral, apresenta-se uma história da ciência linear, alheia a fatores humanos e sociais que permeiam a construção histórica do conhecimento, inculcando uma imagem de neutralidade da ciência e inexorabilidade do método científico.
metadata.dc.description.abstracten: Based on the important role assumed by the textbook in teaching and learning processes, not only for students but also for teachers, we seek to analyze in this work how History of Science is being used in high school level textbooks about Nature Sciences and their Technologies. We considered textbooks with regard to “Newton’s laws” that were indicated in 2021 by the Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD – Brazilian Textbook Program). Illuminating the potential that the History of Science has to form student conceptions about the scientific knowledge character, we used the methodology created by Laurinda Leite (2002), adopting a qualitative approach to understand which perspectives the works are providing to their readers. Although it can be identified in some books the presence of elements of the History of Science and a reasonable attempt to introduce it in a little more explanatory way, in general, the History of Science presented is linear, unconnected with human and social factors that are present in the historical development of knowledge, inculcating a neutral image of the science and also the inexorability of the scientific method.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17877
ISSN: 1982-2413
metadata.dc.rights.license: O periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.
Appears in Collections:DEQUI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_HistóriaCiênciaTemática.pdf772,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.