Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17830
Título: O mensario do Jornal do Commercio e o seu projeto cultural e educativo.
Autor(es): Machado, Raphael Ribeiro
Orientador(es): Carvalho, Rosana Areal de
Palavras-chave: Coleção
Mensario do Jornal do Commercio
Periódicos
Data do documento: 2023
Membros da banca: Carvalho, Rosana Areal de
Jardilino, José Rubens Lima
Reis, Mateus Fávaro
Galvão, Ana Maria de Oliveira
Faria Filho, Luciano Mendes de
Referência: MACHADO, Raphael Ribeiro. O mensario do Jornal do Commercio e o seu projeto cultural e educativo. 2023. 641 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Nosso objeto reside sobre a coleção de revistas de cultura intitulada Mensario do Jornal do Commercio e o seu projeto cultural e educativo, produzido sob o intuito de, como o anúncio de seu aparecimento informa em fevereiro de 1938: servir de subsídio formador para os que queriam andar ao passo da intelectualidade nacional. Investigamos, portanto, como foi produzida a coleção do Mensario do Jornal do Commercio e como sua condição de subsídio formativo da intelectualidade brasileira foi concebido? A questão central reside sobre como pessoas e grupos sociais pensam, se organizam e produzem representações sobre a cultura e a educação em um determinado tempo histórico e se utilizam da escrita para dar vazão às suas visões de mundo e com isso intervir sobre os espaços públicos. A coleção do Mensario foi publicada entre 1938 e 1946, reunida em 33 tomos e 99 volumes. Classificado pelos seus produtores de “Revista de Alta Cultura” e proposto para “servir á intelligencia e á cultura do paiz”, o Mensario foi fruto de um processo editorial e funcionou como coletânea proveniente da seleção dos artigos de colaboração publicados no Jornal do Commercio(RJ). Entendemos os impressos enquanto lugares de produção, recepção e difusão de diferentes matrizes de pensamentos sociais, culturais, econômicas e políticas; como produtos de sua época e inscritos em uma trajetória histórica de produção do objeto escrito para a comunicação no espaço público. Neles podem ser notadas maneiras de ler e escrever, projetos de sociedade, de cultura, de educação e de nação. Projetos culturais diversos e possíveis interfaces com a agenda política estatal e de grupos sociais. Atuamos sob a hipótese de que o Mensario foi fruto de uma estratégia político-cultural da empresa liderada por Elmano Cardim e se constituiu como um subsídio de estudos, por meio de suas prescrições de leitura e de escrita, a fim de participar diretamente da formação intelectual das elites em consonância com as políticas culturais e que são também educacionais no contexto de leitura e retórica discursiva de formação de uma nova nacionalidade. Portanto, o Mensario foi produzido enquanto um suporte formativo nos anos do Estado Novo. Com isso, produzimos uma imagem de sua materialidade, da sua condição de existência e da atuação educativa dentro da cultura escrita brasileira nos anos de 1930 e 1940. A tese foi dividida em três partes sobre o projeto editorial, sobre as colaborações e sobre os colaboradores e o editor e esperamos que este texto contribua para os leitores e estudiosos que pertencem aos campos da História da Educação, do Impresso e da Cultura Escrita brasileira, locais aos quais nos identificamos.
Resumo em outra língua: Our object resides in the collection of cultural magazines entitled Mensario do Jornal do Commercio and its cultural and educational project, produced with the intention of, as the announcement of its appearance informs in February 1938: to serve as a training subsidy for those who wanted walk in step with the national intelligentsia. We therefore investigated how the Mensario do Jornal do Commercio collection was produced and how its status as a formative support for Brazilian intellectuality was conceived? The central question lies in how people and social groups think, organize themselves and produce representations about culture and education in a given historical time and use writing to express their world views and thus intervene in public spaces. The Mensario collection was published between 1938 and 1946, gathered in 33 volumes and 99 volumes. Classified by its producers as “Revista de Alta Cultura” and proposed to “serve the intelligence and culture of the country”, Mensario was the result of an editorial process and functioned as a collection resulting from the selection of collaborative articles published in Jornal do Commercio (RJ). We understand printed matter as places of production, reception and dissemination of different matrices of social, cultural, economic and political thoughts; as products of their time and inscribed in a historical trajectory of production of written objects for communication in public space. In them, ways of reading and writing, projects of society, culture, education and nation can be seen. Diverse cultural projects and possible interfaces with the state political agenda and social groups. We operate under the hypothesis that Mensario was the result of a political-cultural strategy of the company led by Elmano Cardim and was constituted as a study subsidy, through its reading and writing prescriptions, in order to directly participate in intellectual formation of the elites in line with cultural policies and which are also educational in the context of reading and discursive rhetoric of the formation of a new nationality. Therefore, the Mensario was produced as a formative support in the years of the Estado Novo. With this, we produced an image of its materiality, its condition of existence and educational activity within Brazilian written culture in the 1930s and 1940s. The thesis was divided into three parts about the editorial project, collaborations and collaborators and the editor and we hope that this text contributes to readers and scholars who belong to the fields of History of Education, Printing and Brazilian Written Culture, places with which we identify.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17830
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/10/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.
Aparece nas coleções:PPGEDU - Doutorado (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_MensarioJornalCommercio.pdf9,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons