Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17821
Título: Doenças tropicais negligenciadas : análise das práticas docentes em uma oficina de formação de professores.
Autor(es): Santos, Sheila Rodrigues dos
Orientador(es): Freitas, Cláudia Avellar
Palavras-chave: Ensino de biologia
Pedagogia freireana
Educação em saúde
Doenças negligenciadas
Análise de discurso
Data do documento: 2023
Membros da banca: Venturi, Tiago
Cruz, Luciana Hoffert Castro
Freitas, Cláudia Avellar
Referência: SANTOS, Sheila Rodrigues dos. Doenças tropicais negligenciadas: análise das práticas docentes em uma oficina de formação de professores. 2023. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) são enfermidades ou agravos à saúde e estão relacionadas aos contextos político, econômico e social. Geralmente, ocorrem em populações de baixa renda de países onde há pouco investimento em pesquisas, prevenção, controle e tratamento dessas moléstias. Os ensinos de Ciências e de Biologia são fundamentais para a compreensão da saúde como bem coletivo e os conhecimentos experiência dos em suas aulas podem ser base para tomadas de decisões por parte de cidadãos comuns. Esta investigação buscou responder como são abordadas as DTN pelos participantes de uma oficina de formação docente, em suas aulas Biologia e Ciências e que tipos de recursos são usados nessas abordagens. O objetivo foi compreender os efeitos da oficina, produto educacional, na prática de ensino sobre saúde das professoras participantes e, para alcançá-lo, realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva, a partir dos referenciais teórico metodológicos da Análise de Discurso Sociolinguística. A oficina envolveu três encontros, realizados de forma remota e gravados em vídeo. O material gravado foi observado para construção de mapas de eventos e seleção de trechos a serem transcritos e analisados a partir de conceitos desenvolvidos pelo círculo de Bakhtin. Os resultados evidenciam que a construção dos enunciados na oficina foi dialógica, a parir de várias vozes referentes aos contextos histórico e social em que as participantes convivem. As análises também indicam que o produto educacional, no caso a oficina, pode ter influenciado a prática docente de planejamento de aulas, levando à construção, por uma das professoras investigadas, de atividades que contribuem para que os estudantes reflitam sobre as condições sociais e políticas que colaboram para a propagação das doenças. As atividades propostas pela professora têm fundamentação no que Krasilchik e Marandino denominam de Alfabetização Científica Multidimensional, e têm o potencial para o desenvolvimento do pensamento reflexivo nos estudantes e a formação para o ensino de Biologia que visa à promoção da cidadania.
Resumo em outra língua: Neglected Tropical Diseases (NTDs) are illnesses or health problems that are related to political, economic and social contexts. They generally occur in low-income populations in countries where there is little investment in research, prevention, control and treatment of these diseases. Science and biology teachings are fundamental to understanding health as a collective good and the knowledge experienced in their classes can be the basis for decision-making by ordinary citizens. This investigation sought to answer how NTDs are approached by the participants of a teacher training workshop in their Biology and Science classes and what types of resources are used in these approaches. The aim was to understand the effects of the workshop, an educational product, on the health teaching practice of the participating teachers and, to achieve this, we carried out a qualitative, descriptive study based on the theoretical and methodological references of Sociolinguistic Discourse Analysis. The workshop involved three meetings, held remotely and recorded on video. The recorded material was observed to build event maps and select excerpts to be transcribed and analyzed based on concepts developed by Bakhtin's circle. The results show that the construction of the statements in the workshop was dialogic, based on various voices referring to the historical and social contexts in which the participants live. The analyses also indicate that the educational product, in this case the workshop, may have influenced teaching practice in terms of lesson planning, leading one of the teachers investigated to construct activities that help students reflect on the social and political conditions that contribute to the spread of disease. The activities proposed by the teacher are based on what Krasilchik and Marandino call Multidimensional Scientific Literacy and have the potential to develop reflective thinking in students and training for biology teaching aimed at promoting citizenship.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17821
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 15/11/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_DoençasTropicaisNegligenciadas.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_OficinaCapacitaçãoDoenças.pdf408,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons