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Title: Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts.
Other Titles: Etnomatemática e representações culturais: ensinando em contextos altamente diversos.
Authors: Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Keywords: Semiotics
Immigrant students
Ethnomathematics
Algorithms
Representations
Issue Date: 2008
Citation: OREY, D. C.; ROSA, M. Ethnomathematics and cultural representations: teaching in highly diverse contexts. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 27-46, 2008. Disponível em: <http://sumarios.org/sites/default/files/pdfs/32616_4172.PDF>. Acesso em: 13 nov. 2012.
Abstract: Uma grande parcela da história da pesquisa em etnomatemática tem sido dominada peloestudo das diferenças fundamentais entre os modos de fazer matemática em várias culturas. O entendimento destas diferenças é um fator crítico para a compreensão da natureza humana epara o aprendizado em relação à resolução de problemas. Utilizando a etnomatemática comoum programa voltado para o entendimento deste fato, este artigo discute como o estudo dediferentes algoritmos pode contribuir para a incorporação, a aprendizagem e a celebração dasdiferenças entre diversos grupos culturais. A etnomatemática providencia uma base para oreconhecimento das estruturas sociais que são diversificadas e altamente dinâmicas, e queestão submetidas à estrutura do poder majoritário e dominante das comunidades. Aetnomatemática também ensina como os alunos devem conectar a cultura com a matemáticapara enriquecer esta disciplina através do entendimento da dicotomia percebida entre a matemáticapresente na vida cotidiana e na academia. A perspectiva etnomatemática providenciaum espaço transformacional para que os alunos e professores pensem na diversidade comoalgo bom, valoroso e que é necessário para que possamos viver num mundo globalmenteinterconectado. Através do estudo de algoritmos que os alunos imigrantes trazem para a comunidadeescolar, ambos professores e alunos aprendem que a cultura influencia no desenvolvimentodestes métodos, que são utilizados na resolução de problemas matemáticos.
metadata.dc.description.abstracten: A great deal of the history of research in ethnomathematics has been dominated by thestudy of fundamental differences in ways of doing mathematics among various cultures.Understanding these differences is critical for the comprehension of human nature, and learningin relation to problem resolution. Using ethnomathematics as a program for the understandingof this fact, this article discusses how the study of different algorithms can contribute towardthe incorporation, learning and celebration of the differences between diverse cultural groups.Ethnomathematics provides a basis for acknowledging the structures in diverse and often highlydynamic societies that are part of the dominant or majority community power structure. It alsoteaches learners to connect culture and mathematics and enriches this subject matter byunderstanding and bridging the often perceived dichotomy between academic mathematicsand daily life. An ethnomathematics perspective provides a transformational space for studentsand teachers, and allows them to think of diversity as good, valuable, and necessary to livingin a globalized interconnected world. Through a study of the algorithms immigrant studentsbring to the community, both teachers and students learn that culture influences the developmentof these methods, which are used to solve mathematical problems.
URI: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1778
ISSN: 21787727
metadata.dc.rights.license: Os trabalhos publicados na Acta Scientiae são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Acta Scientiae <http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 14 out. 2016.
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