Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/1772
Título: A influência dos fatores linguísticos no ensino-aprendizagem em matemática: o caso dos Estados Unidos.
Título(s) alternativo(s): The influence of linguistic factors in the teaching and learning of mathematics: the United States case.
Autor(es): Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
Palavras-chave: Registros matemáticos
Língua inglesa - aprendizagem
Problemas verbais
Influências linguísticas
Matemática - ensino
Data do documento: 2010
Referência: ROSA, M.; OREY, D. C. A influência dos fatores linguísticos no ensino-aprendizagem em matemática : o caso dos Estados Unidos. Zetetiké, v. 18, p. 485-504, 2010. Disponível em: <http://www.fe.unicamp.br/revista/index.php/zetetike1/article/viewFile/2724/2446>. Acesso em: 13 nov. 2012.
Resumo: A Matemática é constantemente apresentada como uma disciplina universal e que possui uma linguagem própria. Porém, as diferenças culturais e lingüísticas associadas com as diferentes notações e procedimentos para a resolução de problemas em matemática, enfrentados por alunos aprendizes da língua inglesa, nas salas de aula, nos Estados Unidos, é uma questão educacional que deve ser estudada e pesquisada. O nosso objetivo é discutir a cultura e a linguagem como fatores importantes no ensino-aprendizagem em matemática para alunos aprendizes da língua inglesa. Dessa forma, os professores devem valorizar a diversidade cultural que está presente nas salas de aula, direcionando os alunos ao entendimento e a compreensão da influência que a cultura e a linguagem têm sobre a matemática e como esta influência resulta em maneiras diferentes pelas quais a matemática é utilizada, comunicada, transmitida e difundida entre os membros da comunidade escolar.
Resumo em outra língua: Linguistic differences are factors that may influence the teaching and learning of mathematics. In this perspective, the study of linguistic difficulties faced by the majority of English language learners, in the United States, is an educational question that must be studied and researched, because they are performing unsatisfactorily on standardized tests. Thus, the objective of this article is to discuss language as an important factor for the teaching and learning of mathematics that influences the manner in which these students learn mathematical content. In this regard, the linguistic diversity that is present in the classrooms offers us possibilities to understand the influence that language has on mathematics and how this influence results in different ways in which this subject is used, communicated, and transmitted among members of the school community.
URI: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1772
ISSN: 21761744
Licença: Os trabalhos publicados na Zetetiké estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Zetetiké <http://ojs.fe.unicamp.br/ged/zetetike/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev. 2017.
Aparece nas coleções:DEGEP - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_InfluênciaFatoresLinguísticos.pdf86,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.