Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17662
Title: Recomendações para o fortalecimento da atenção nutricional na atenção primária à saúde brasileira.
Authors: Brandão, Ana Laura
Casemiro, Juliana Pereira
Reis, Erika Cardoso dos
Vitorino, Santuzza Arreguy Silva
Oliveira, Amanda da Silva Bastos de
Bortolini, Gisele Ane
Keywords: Atenção primária à saúde
Política de nutrição e alimentação
Técnica Delfos
Estudo de validação
Sistema Único de Saúde
Issue Date: 2022
Citation: BRANDÃO, A. L. et al. Recomendações para o fortalecimento da atenção nutricional na atenção primária à saúde brasileira. Pan American Journal of Public Health, v. 46, 2022. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/56468>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Abstract: Objetivo. Elaborar recomendações para o fortalecimento da alimentação e nutrição (A&N) na atenção primária à saúde (APS) brasileira a partir de um consenso de especialistas. Métodos. Realizou-se estudo descritivo e exploratório utilizando a técnica Delphi. De 172 especialistas em A&N na APS convidados a participar, 116 aceitaram o convite e 72 participaram da primeira rodada. A segunda rodada teve 56 participantes das cinco macrorregiões brasileiras, entre gestores, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e pesquisadores. As recomendações foram construídas por análise temática das respostas a perguntas abertas sobre obstáculos, estratégias, ações e iniciativas de cinco componentes técnicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (vigilância alimentar e nutricional, atenção e coordenação do cuidado nutricional, promoção da saúde, intersetorialidade e gestão das ações de A&N). Na segunda rodada, os especialistas classificaram cada item proposto quanto à sua pertinência e relevância para fins de recomendação. Resultados. Os especialistas elaboraram 35 recomendações, organizadas em seis categorias: estrutura; agenda de A&N na APS; organização em rede e organização da APS; processos de trabalho de A&N na APS; planejamento, monitoramento e avaliação das ações de A&N na APS; e sistema de informação. As categorias foram organizadas em dois blocos: “ações estruturantes da APS para o fortalecimento da A&N” e “ações estruturantes da A&N para o fortalecimento da APS”. Conclusões. As recomendações foram produzidas por pessoas experientes que acompanham a trajetória da A&N e da APS por diferentes pontos de vista, sendo úteis para a gestão e proposição de políticas públicas rumo ao fortalecimento da A&N nas APS brasileira.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17662
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26633/RPSP.2022.119
ISSN: 1680 5348
metadata.dc.rights.license: Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos da Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 IGO, que permite o uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado. Não são permitidas modificações ou uso comercial dos artigos. Em qualquer reprodução do artigo, não deve haver nenhuma sugestão de que a OPAS ou o artigo avaliem qualquer organização ou produtos específicos. Não é permitido o uso do logotipo da OPAS. Este aviso deve ser preservado juntamente com o URL original do artigo. Fonte: PDF do artigo.
Appears in Collections:DENCS - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_RecomendaçõesFortalecimentoAtenção.pdf574,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.