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Título: Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde.
Título(s) alternativo(s): The profile of quality of life and mental health of university students in the healthcare field.
Autor(es): Freitas, Pedro Henrique Batista de
Meireles, Adriana Lúcia
Barroso, Sabrina Martins
Bandeira, Marina de Bittencourt
Abreu, Mery Natali Silva
David, Gabriela Lemes
Paula, Waléria de
Cardoso, Clareci Silva
Palavras-chave: Qualidade de vida
Estudantes de ciências da saúde
Students
Salud mental
Data do documento: 2022
Referência: FREITAS, P. H. B. de et al. Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde. Research, Society and Development, v. 11, artigo e35011125095, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25095>. Acesso em: 01 ago. 2023.
Resumo: Objetivo: apresentar o perfil de qualidade de vida e de sintomas de ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários da área da área saúde. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa dos dados, realizado com estudantes universitários da área da saúde de três Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. Foram mensuradas variáveis sociodemográficas, de hábitos de vida, presença de sintomas de depressão, ansiedade e estresse e qualidade de vida (QV). A QV foi avaliada pela escala WHOQUOL-bref e os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. por meio da escala DASS-21. Realizou-se análise descritiva dos dados. Resultados: 321 estudantes participaram do estudo, maioria do sexo feminino (71,0%). Mais de 50% dos estudantes apresentaram sintomas de depressão, ansiedade e estresse, independentemente do nível de severidade, enquanto sintomas graves/muito graves estiveram presentes em mais de 20% deles, com maior proporção no curso de enfermagem. O domínio psicológico apresentou o menor escore geral de QV (58,33), e o melhor foi observado, no domínio relações sociais (66,67). Os estudantes de enfermagem apresentaram os escores mais baixos, enquanto os estudantes de educação física os melhores escores, na maioria dos domínios. Estudantes de medicina apresentaram o melhor escore, no domínio meio ambiente (68,75). Conclusão: sugere-se o planejamento de políticas e estratégias que promovam o bem-estar físico e mental dos estudantes, bem como rastreio e acompanhamento daqueles mais vulneráveis e com problemas de saúde mental, estratégias essas que podem impactar positivamente a QV.
Resumo em outra língua: Objective: to present the profile of quality of life and symptoms of anxiety, depression and stress in university students in the healthcare area. Method: a descriptive study with a quantitative approach to data, carried out with university students in the healthcare field of three Federal Institutions of Higher Education in Minas Gerais. Variables such as sociodemographic, lifestyle, presence of depression symptoms, anxiety and stress, and quality of life (QoL) were measured. The QoL was assessed using the WHOQUOL-bref scale and symptoms of depression, anxiety and stress using the DASS-21 scale. A descriptive data analysis was performed. Results: 321 students participated in the study, mostly female (71.0%). More than 50% of the students had symptoms of depression, anxiety and stress, regardless of the level of severity, while severe/very severe symptoms were present in more than 20% of them, presenting a higher proportion in the nursing course. The psychological domain had the lowest overall QoL score (58.33), and the best was observed in the social relationships domain (66.67). Nursing students had the lowest scores while physical education students had the best scores in most domains. Medical students had the best score in the environment domain (68.75). Conclusion: Suggest the planning of policies and strategies that promote the physical and mental well-being of students, as well as screening and monitoring of most vulnerable ones, as well as those with mental health problems; such strategies can positively impact QoL.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17640
DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25095
ISSN: 2525-3409
Licença: This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.
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