Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1757
Title: UFVBeerGame : intermediando o aprendizado em cadeias de fornecimento com simulação e jogos empresariais.
Authors: Ambrósio, Bernardo Giori
Braga, José Luís
Pereira, Mariane de Oliveira
Keywords: Pensamento sistêmico
Cadeias de abastecimento
Jogos empresariais
Dinâmica de sistemas
Systems thinking
Issue Date: 2006
Citation: AMBRÓSIO, B. G.; BRAGA, J. L.; PEREIRA, M. O. UFVBeerGame : intermediando o aprendizado em cadeias de fornecimento com simulação e jogos empresariais. In. XVII SBIE - Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2006. Brasília. Anais... Porto Alegre, Brasil: SBC - Sociedade Brasileira de Computação, 2006. p. 317-326. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/viewFile/472/458>. Acesso em: 12 nov. 2012.
Abstract: Apresenta-se nesse trabalho uma implementação do BeerGame, um jogo de empresas desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology com o objetivo de ser uma ferramenta de apoio ao ensino na área de cadeias de fornecimento, permitindo o desenvolvimento do pensamento sistêmico. O UFVBeerGame estende o jogo original, adotando um modelo de cadeia de produção e distribuição mais realista, contendo os papéis Fábrica, Distribuidor, Atacadista e Varejista. Cada sessão pode ser acompanhada pelo instrutor via o módulo de gerenciamento, que exibe gráficos comparativos em cada instante do jogo. O sistema foi testado em sala de aula com turmas de diferentes cursos, e está disponível para uso como software livre.
metadata.dc.description.abstracten: We present an implementation of BeerGame, that is a management game developed at Massachusetts Institute of Techonology, aiming at being a supply chain teaching support tool. The UFVBeerGame extends the original game to allow the simulation of supply chains more adherent to actual supply chains. The roles Factory, Distributor, Wholesaler and Retailer are hierarchically organized as a tree of roles. Each game run can be monitored by the instructor by visualizing graphics that show the status of each role and the whole status of all roles together. The system was tested in the classroom by students of different courses, and is available for download and free use under a free software license.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1757
ISSN: 23166533
Appears in Collections:DECEA - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_UFVBeerGameIntermediandoAprendizado.pdf396,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.