Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17530
Título: Óleos vegetais e os impactos na saúde humana : um olhar químico por meio de experimentos investigativos.
Autor(es): Chaves, Élison Patrício
Orientador(es): Cabral, Wallace Alves
Palavras-chave: Óleos vegetais
Química
Educação básica
Data do documento: 2023
Membros da banca: Pessoa, Wilton Rabelo
Guimarães, Michele Hidemi Ueno
Cabral, Wallace Alves
Referência: CHAVES, Élison Patrício. Óleos vegetais e os impactos na saúde humana: um olhar químico por meio de experimentos investigativos. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: As atividades experimentais investigativas, quando bem planejadas e desenvolvidas, podem propiciar o desenvolvimento de conhecimentos que vão para além da aquisição de conceitos estanques da Ciência. Estas atividades podem ser construídas por meio de sequências de aulas sobre determinados conteúdos, visando à participação ativa dos discentes na construção de saberes, sob orientação do docente. Fundamentando-se nessa perspectiva, a presente dissertação, objetiva analisar uma sequência didática que apresenta experimentos investigativos sobre óleos vegetais e os impactos na saúde humana, tendo como lente, principalmente, o conhecimento químico. Com o intuito de atingir o objetivo proposto, inicialmente, realizamos uma revisão de literatura na Revista Química Nova na Escola (QNesc), encontrando 12 (doze) trabalhos voltados para a temática. Por meio desse levantamento foi possível perceber que a experimentação investigativa pode promover o desenvolvimento de habilidades de argumentação, questionamento e análise crítica dos fenômenos em estudo, potencializando a formação de jovens cientistas e de sujeitos mais bem preparados para o exercício da cidadania. Somado a isso, compreendemos a importância de avançarmos para além do nível visual (fenomenológico) do experimento, ou seja, é necessário a compreensão dos fenômenos no nível microscópico e representacional, tal como defende Johnstone. Nesse contexto, do ponto de vista metodológico, foi construída uma sequência didática composta por 7 aulas, propondo investigações acerca dos óleos vegetais. Essa sequência foi aplicada em um colégio da rede particular de Ensino, situado na cidade de Belo Horizonte – MG, no âmbito do itinerário formativo do Novo Ensino Médio intitulado de “Investigações e Análises Químicas”. Ao final da sequência didática foi aplicado um questionário para os vinte e dois (22) estudantes participantes da disciplina, sendo esse o instrumento analítico de pesquisa. Os dados construídos no questionário foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Por meio desse referencial foi possível categorizar as respostas em três eixos, sendo eles: Os três níveis do conhecimento químico: uma análise das transições feitas pelos estudantes; Potencialidades e desafios ao vivenciar uma sequência didática que engloba experimentos investigativos; A formação do espírito investigativo em aulas de Química: o que relatam os estudantes? Como resultado principal percebemos que os discentes têm dificuldade na busca e confirmação das informações obtidas por meio da experimentação investigava, e apresentam maior facilidade em interagir, preponderantemente, com as observações em nível fenomenológico. Por esta razão, acreditamos ser importante elaborar sequências didáticas que fomentem a extrapolação para além desse nível, ou seja, avançando nos aspectos representacionais e teóricos do fenômeno em estudo. E, por fim, notamos o afloramento da curiosidade dos discentes pelo assunto óleos vegetais, o que contribuiu para a formação do espírito investigativo, instigando assim a formação de jovens cientistas.
Resumo em outra língua: Investigative experimental activities, when well planned and developed, can provide the development of knowledge that goes beyond the acquisition of watertight concepts of science. These activities can be built through sequences of classes on certain contents, aiming at the active participation of students in the construction of knowledge, under the guidance of the teacher. Based on this perspective, the present dissertation aims to analyze a didactic sequence that presents investigative experiments on vegetable oils and the impacts on human health, having as a lens, mainly, chemical knowledge. In order to reach the proposed objective, initially, we carried out a literature review in the Revista Química Nova na Escola (QNesc), finding 12 (twelve) works focused on the theme. Through this survey, it was possible to perceive that investigative experimentation can promote the development of argumentation skills, questioning and critical analysis of the phenomena under study, enhancing the formation of young scientists and subjects better prepared for the exercise of citizenship. Added to this, we understand the importance of moving beyond the visual (macroscopic) level of the experiment, that is, it is necessary to understand the phenomena at the microscopic and representational level, as advocated by Johnstone. In this context, from the methodological point of view, a didactic sequence consisting of 7 classes was constructed, proposing investigations about vegetable oils. This sequence was applied in a private school, located in the city of Belo Horizonte - MG, within the scope of the training itinerary of the New High School entitled “Investigations and Chemical Analysis”. At the end of the didactic sequence, a questionnaire was applied to the twenty-two (22) students participating in the course, which was the analytical research instrument. The data constructed in the questionnaire were analyzed using Bardin's Content Analysis. Through this framework, it was possible to categorize the answers into three axes, namely: The three levels of chemical knowledge: an analysis of the transitions made by the students; Potentialities and challenges when experiencing a didactic sequence that encompasses investigative experiments; The formation of an investigative spirit in Chemistry classes: what do students report? As a main result, we noticed that the students have difficulty in searching and confirming the information obtained through the investigated experimentation, and they have greater ease in interacting, mainly, with the observations at a phenomenological level. For this reason, we believe it is important to develop didactic sequences that encourage extrapolation beyond this level, that is, advancing in the representational and theoretical aspects of the phenomenon under study. And, finally, we note the emergence of students' curiosity for the subject of vegetable oils, which contributed to the formation of an investigative spirit, thus instigating the formation of young scientists.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17530
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor em 29/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_ÓleosVegetaisImpactos.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_ÓleosVegetaisImpactos.pdf25,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons