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Title: Opúsculo do Triunfo Eucharistico : a construção da memória de um discurso barroco teológico-político.
Authors: Silva, Franciele Maria da
metadata.dc.contributor.advisor: Menezes, William Augusto
Keywords: Triunfo Eucharistico
Ouro Preto - MG
Arte barroca
Memória
Decolonialidade
Issue Date: 2023
metadata.dc.contributor.referee: Menezes, William Augusto
Mendes, Paulo Henrique Aguiar
Lessa, Cláudio Humberto
Citation: SILVA, Franciele Maria da. Opúsculo do Triunfo Eucharistico: a construção da memória de um discurso barroco teológico-político. 2023. 183 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Abstract: A presente pesquisa apresenta uma análise do opúsculo do Triunfo Eucharistico — exemplar da cristandade lusitana. O Triunfo Eucharistico, foi uma festa barroca que aconteceu em 1733, em Vila Rica (Ouro Preto). Escrito por Simão Ferreira Machado e publicado em Lisboa, em 1734, o opúsculo narra as celebrações realizadas para a inauguração da nova Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a transladação da imagem do Santíssimo Sacramento, temporariamente abrigado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A questão central do trabalho é como o discurso barroco teológico-político se relacionou ao imaginário português de ação colonizadora perpetuado no acontecimento Triunfo Eucharistico, narrado por Simão Ferreira Machado? Mediante a questão proposta, o objetivo geral visa analisar o discurso glorificado do reino português e da Igreja Católica publicitado a partir do opúsculo do Triunfo. O corpus será constituído de trechos do relato que inferem para um discurso onde sentidos religiosos e políticos ressaltam em meio ao jogo de palavras e ao cênico, aludindo para a religiosidade Cristã atrelada à Coroa portuguesa e à economia aurífera de Vila Rica. A pesquisa será descritiva, bibliográfica e qualitativa. A exploração dos dados transcorrerá por meio da Análise do Discurso de linha francesa em complemento com os Estudos Decoloniais. Além disso, foram levantados dados sobre o contexto sócio-histórico-cultural e as condições de produção relativos ao período de realização do cortejo e da publicação do relato. Após a análise, identificamos que os discursos presentes no opúsculo do Triunfo Eucharistico, evidenciam o colonialismo como uma dominação epistemológica. A ideologia de superioridade eurocêntrica, foi usada para justificar a violência, a dominação e espoliação dos povos considerados “Outros”. Percebemos, no enunciado do autor, a criação de imaginários sócio-discursivos responsáveis por indicar certas significações, e construir espaços de subalternidade. Verificamos, também, como aquela festa barroca foi utilizada como instrução pública, pois as escolhas ideológicas presentes na celebração cumpriam funções persuasivas, muitas vezes de caráter normatizador e pedagógico. A partir disso, concluímos que, amparada no “Barroco”, que tem como característica o uso da subjetividade, e naquele contexto funcionou como dispositivo discursivo, a narrativa de Machado, divulgou uma construção memorialística discursiva do ideário político- religioso do império português.
metadata.dc.description.abstracten: This study presents an analysis of the Eucharistic Triumph opuscule which is an exemplar of the Lusitanian Christianity. The Eucharistic Triumph was a baroque celebration held in Vila Rica (Ouro Preto) in 1733. The opuscule was written by Simão Machado and published in Lisbon in 1734. It narrates the celebrations held in the inauguration of the new Church of Our Lady of Pilar and the transfer of the Blessed Sacrament image that was temporarily hosted at the Our Lady of the Rosary Church. The central issue of this work is: how does the theological and political baroque discourse relate to Portuguese imagery of settlement action perpetuated in the Eucharistic Triumph narrated by Simão Machado? By means of the proposed question, the general objective of this work aims to analyze the glorious discourse of the Portuguese Empire and the Catholic Church publicized in the Triumph opuscule. The corpus will be composed of report excerpts that interfere to a discourse in which religious and political meanings are emphasized through scenic and wordplay and also referring to the Christian religiousness linked to the Portuguese crown and auriferous economy in Vila Rica. This research will be descriptive, bibliographical and qualitative. The data investigation will run through the French Discourse Analysis in combination with Decolonial Studies. Furthermore, some data about social, historical and cultural context were collected as well as the era’s production conditions in which the procession occurred and the report publishing. After the analysis, it was identified that the discourses present in the Eucharistic Triumph opuscule evidence the colonialism as an epistemological dominance. The Eurocentric ideology of superiority was used to justify the violence, dominance and spoliation of people considered as “others”. It is noticed in the author’s enunciation, the socio-discursive imaginary creation that is responsible for pointing some meanings and constructing subalternity spaces. In addition, the study verified that the baroque feast was used as a public instruction since the existing ideological choices in the celebration complied with persuasive functions and several times, they had normative and pedagogical nature. Afterwards, this study has concluded that Machado’s narrative, supported by the Baroque which has its characteristic the usage of subjectivity and in that context worked as a discursive device, publicized a memorial discursive construction of the political and religious ideology of the Portuguese Empire.
Description: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17522
metadata.dc.rights.license: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
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