Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17472
Título: Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro para a formação da consciência socioambiental.
Autor(es): Bitencourt, Rosangela
Orientador(es): Maia, Cristina de Oliveira
Palavras-chave: Educação ambiental
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - MG
Biodiversidade
Data do documento: 2023
Membros da banca: Oliveira, Danilo Ribeiro de
Souza, Gilmar Pereira de
Maia, Cristina de Oliveira
Referência: BITENCOURT, Rosangela. Uma proposta de intervenção pedagógica sobre o Parque Estadual Serra do Brigadeiro para a formação da consciência socioambiental. 2023. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: A presente pesquisa, do tipo intervenção, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, surgiu da inquietação sobre a possível contribuição da percepção ambiental na educação ambiental crítica para a formação de sujeitos críticos, reflexivos e atuantes em relação às questões ambientais. Teve como objetivo identificar como jovens moradores de um município fronteiriço de uma Unidade de Conservação em Minas Gerais, compreendem e se relacionam social e ambientalmente com o Parque Estadual Serra do Brigadeiro. O suporte teórico da pesquisa, está fundamentado na educação ambiental crítica e na formação da consciência socioambiental para embasar as discussões sobre a percepção ambiental. A metodologia envolveu a elaboração de uma sequência didática como proposta de intervenção pedagógica que foi aplicada durante as aulas de ciências e geografia nas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental da escola estadual localizada no município onde fica localizada a sede administrativa da unidade de conservação. As atividades da sequência envolveram, entre outras coisas, uma visita à unidade de conservação ambiental. Ao longo de todo período de aplicação, os estudantes foram separados em grupos, observando como critério a localidade de residência dos participantes em relação ao parque. A coleta de dados foi realizada por meio de produções escritas, mapas mentais, registro de imagem por foto, vídeos e diário de campo da pesquisadora. Os dados passaram pela Análise Textual Discursiva, o que nos levou a identificação de unidades de significado e formulação de categorias, nos permitindo a produção de um metatexto. As análises sugerem que a proposta de intervenção como prática educativa favoreceu o despertar de uma possível consciência socioambiental. Concluímos que a utilização de estratégias variadas de ensino como aula de campo, vídeos, mapas geográficos e roda de conversa contribuem na construção do conhecimento científico. A SD favoreceu a assimilação, de forma crítica e reflexiva, das informações sobre a importância dos recursos naturais e da biodiversidade, a importância de uma unidade de conservação para preservar o meio ambiente natural dos impactos ambientais sofridos pela ação antrópica e a formação da consciência socioambiental. Ao final da pesquisa foi desenvolvido como parte da dissertação de mestrado uma sequência didática que foi elaborada a partir da necessidade de se trabalhar a temática ambiental como proposta de material didático.
Resumo em outra língua: The present research, of an intervention type, with an exploratory character and a qualitative approach, arose from concern about the possible contribution of environmental perception in critical environmental education for the formation of critical, reflective and active subjects in relation to environmental issues. It aimed to identify how young residents of a municipality bordering a Conservation Unit in Minas Gerais understand and relate socially and environmentally with the Serra do Brigadeiro State Park. The theoretical support of the research is based on critical environmental education and the formation of socio-environmental awareness to support discussions about environmental perception. The methodology involved the elaboration of a didactic sequence as a proposal for a pedagogical intervention that was applied during science and geography classes in the 7th year of Elementary School classes at the state school located in the municipality where the administrative headquarters of the conservation unit is located. The sequence activities involved, among other things, a visit to the environmental conservation unit. Throughout the entire application period, students were separated into groups, using the participants' location of residence in relation to the park as a criterion. Data collection was carried out through written productions, mental maps, photo image recording, videos and the researcher's field diary. The data underwent Discursive Textual Analysis, which led us to identify units of meaning and formulate categories, allowing us to produce a metatext. The analyzes suggest that the intervention proposal as an educational practice favored the awakening of a possible socio-environmental awareness. We conclude that the use of varied teaching strategies such as field classes, videos, geographic maps and conversation circles contribute to the construction of scientific knowledge. The SD favored the assimilation, in a critical and reflective way, of information about the importance of natural resources and biodiversity, the importance of a conservation unit to preserve the natural environment from the environmental impacts suffered by human action and the formation of socio-environmental awareness . At the end of the research, a didactic sequence was developed as part of the master's thesis, which was created based on the need to work on environmental issues as a proposal for teaching material.
Descrição: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17472
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 21/09/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:MPEC - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PropostaIntervençãoPedagógica.pdf81,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO_PropostaIntervençãoPedagógica.pdf49,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons