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dc.contributor.advisorDulci, Luciana Crivellaript_BR
dc.contributor.authorGarcia, Thais Soares-
dc.date.accessioned2023-09-22T21:10:14Z-
dc.date.available2023-09-22T21:10:14Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationGARCIA, Thais Soares. Os trajes de cena do espetáculo Oxum: o terreiro chega ao palco. 2023. 56 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17468-
dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.pt_BR
dc.description.abstractA dissertação discorre sobre o espetáculo Oxum, com o intuito de observar como se estabelece o entrelaçamento das manifestações culturais-religiosas com as práticas artísticas, entre os campos do Teatro e do Candomblé. Especificamente, tem por objetivo principal, pensar a relação entre traje de cena, ancestralidade e teatro, a partir da análise do espetáculo Oxum (Fernanda Júlia e José Carlos Arandiba, 2018), apresentado pelo Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), na cidade de Salvador, Bahia. Propõe-se, ainda, a respeito dos trajes de cena utilizados no espetáculo Oxum, destacar de que forma o traje se torna um elemento “movente”, isto é, como ele foi pensado para a cena teatral a partir da vivência dos/as artistas do NATA no Candomblé. Assim, investigar como se estabeleceu a relação de um espetáculo teatral com o Candomblé, a partir de seu figurino (movente entre o Candomblé e o Teatro). Os trajes são analisados e narrados a partir da minha leitura sobre o espetáculo, dialogando com conceitos usados por Fausto Viana e Carolina Bassi e Gilda de Mello e Souza, no percurso sobre a história do traje. E ainda Zeca Ligiéro, Leda Maria Martins, Juana Elbein, Luis Parés, Luiz Rufino e Fernanda Julia, que muito me ensinaram em leituras e em vivências sobre Candomblé, Teatro e Culturas Afro-Brasileiras.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectOxum - trajes de cenapt_BR
dc.subjectTeatro - Candomblépt_BR
dc.subjectCultura Afrobrasileirapt_BR
dc.titleOs trajes de cena do espetáculo Oxum : o terreiro chega ao palco.pt_BR
dc.typeDissertacaopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 31/08/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.pt_BR
dc.contributor.refereeDulci, Luciana Crivellaript_BR
dc.contributor.refereeAbreu, Ana Carolina Fialho dept_BR
dc.contributor.refereeSantos, Clóvis Domingos dospt_BR
dc.contributor.refereeBortolini, Neide das Graças de Souzapt_BR
dc.description.abstractenThe dissertation discusses the Oxum show, with the aim of observing how the intertwining of cultural-religious manifestations with artistic practices is established,between the fields of Theater and Candomblé. Specifically, its main objective is to think about the relationship between stage costume, ancestry, and theater, based on the analysis of the show Oxum (Fernanda Júlia and José Carlos Arandiba, 2018), presented by Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), in the city of Salvador, Bahia. It is also proposed, regarding the costumes used in the show Oxum, to highlight how the costume becomes a “moving” element, that is, how it was designed for the theatrical scene based on the experience of the artists of NATA in Candomblé. Thus, to investigate how the relationship between a theatrical performance and Candomblé was established, based on its costumes (moving between Candomblé and the Theater). The stage costumes are analyzed and narrated based on my reading of the show, dialoguing with concepts used by Fausto Viana and Carolina Bassi and Gilda de Mello e Souza, in the course of the history of the costume. And Zeca Ligiéro, Leda Maria Martins, Juana Elbein, Luis Parés, Luiz Rufino and Fernanda Julia, who taught me a lot in readings and experiences about Candomblé, Theater and Afro-Brazilian Cultures.pt_BR
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