O carnaval de rua volta a ocupar a cidade : irreverências, lutas e mercado econômico na festa da capital mineira - 2010 a 2020.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Partindo da compreensão histórica do carnaval como festa popular da irreverência e dos excessos, mas também como espaço de lutas, de reivindicações e da inversão da ordem social, faz-se nesse artigo a leitura do processo de crescimento da festa a partir das tensões entre as lutas sociais, o papel do Estado enquanto gestor da cidade e a força do mercado econômico. Com o olhar específico para o carnaval, no período denominado de reflorescimento do carnaval de rua da cidade de Belo Horizonte (2009/2010), essa pesquisa procurou compreender os processos de transformações e de resistências, os acordos e os conflitos vivenciados entre os que “colocam o bloco na rua” e os que gestam a cidade, para que a festa chegasse ao atual status de ser o maior evento turístico festivo da cidade (2020). Por fim, conclui-se que a diversidade de blocos de rua que hoje fazem a festa ultrapassa as bandeiras sociais que o impulsionaram, e o poder público aliado ao mercado econômico chegam ao formato de gestão democrática com diálogo e fomento para balizar tantos interesses diferentes na e para a festa.
Descrição
Palavras-chave
Ocupação espaço público, Lazer
Citação
FALCÃO, D.; ISAYAMA, F. H. O carnaval de rua volta a ocupar a cidade : irreverências, lutas e mercado econômico na festa da capital mineira - 2010 a 2020. Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, v. 9, n. 9, dez. 2022. Disponível em: <https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/fundacao-municipal-de-cultura/2023/reapcbh_v9_n9_2022.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2023.