Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17321
Título: Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior : entre controle e linhas de fuga.
Autor(es): Dallapicula, Catarina
Lima, Gabriela Pereira da Cunha
Diniz, Margareth
Palavras-chave: Trabalho docente
Data do documento: 2022
Referência: DALLAPICULA, C.; LIMA, G. P. da C.; DINIZ, M. Subjetivação e experiência no exercício da docência em instituições de ensino superior: entre controle e linhas de fuga. Aceno - Revista de Antropologia do Centro-Oeste, v. 9, p. 203-212, 2022. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/article/view/13857>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Este artigo resulta da intersecção de reflexões de duas pesquisas douto- rais em andamento. Parte do trabalho de Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles De- leuze e Félix Guattari para pensar os processos de subjetivação e experiência de do- centes do Ensino Superior nos contextos educacionais públicos, considerando os efeitos da Reforma Gerencial do Estado, de 1995. Pondera como o controle do tra- balho docente compõe e é composto por práticas discursivas que instituem proces- sos de subjetivação que insistem em uma lógica produtivista e meritocrática, redu- zindo as possibilidades de experienciar as vivências cotidianas.
Resumo em outra língua: This paper comprises the intersection of discussions from two ongoing doctoral researches. It embraces Michel Foucault, Jorge Larrosa, Gilles Deleuze and Félix Guattari’s works to think about the processes of subjectivation and experience of higher education professors in public educational contexts, considering the effects of the Management Reform of the State of 1995. It considers how means of control- ing professors’ work comprise and are comprised by discursive practices that insti- tute processes of subjectivation that insist on a productivist and meritocratic logic, reducing the possibilities of living everyday experiences.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17321
DOI: https:/doi.org/10.48074/aceno.v9i21.13857
ISSN: 2358-5587
Licença: O periódico Aceno permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1775>. Acesso em: 27 jun. 2023.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SubjetivaçãoExperiênciaExercício.pdf282,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.