Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315
Título: Escolarização em áreas rurais : a distorção idade-série na ótica dos gestores.
Título(s) alternativo(s): Escolarización en áreas rurales : la distorsión entre edad-año escolar desde la óptica de los gestores.
Autor(es): Nogueira, Marlice de Oliveira e
Silva, Luciano Campos da
Palavras-chave: Defasagem idade-série
Fracasso escolar
Educação rural
Data do documento: 2022
Referência: NOGUEIRA, M. de O. e; SILVA, L. C. da. Escolarização em áreas rurais: a distorção idade-série na ótica dos gestores. Estudos em Avaliação Educacional, v. 33, artigo e07289, 2022. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/7289>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as condições em que ocorrem as situações de distorção idade-série entre estudantes que residem em territórios rurais. Foram analisadas as percepções de gestores escolares sobre esse fenômeno, em especial o modo como eles explicam sua ocorrência nas escolas. A metodologia utilizada foi qualitativa e envolveu a realização de entrevistas com os gestores de cinco unidades escolares. Os resultados indicam que, na ótica desses profissionais, dois conjuntos de fatores estariam na base do fracasso escolar dos estudantes: fatores extraescolares e fatores escolares, sintetizados como descompassos entre a modalidade de oferta escolar (currículos, tempos e espaços) e a realidade social e cultural vivenciada pelos estudantes em contextos rurais.
Resumo em outra língua: El artículo presenta resultados de una investigación que averiguó las condiciones en las que ocurren las situaciones de distorsión entre edad-año escolar entre estudiantes que residen en territorios rurales. Se analizaron las percepciones de gestores escolares sobre dicho fenómeno, sobre todo el modo en el que ellos explican su ocurrencia en las escuelas. La metodología utilizada fue cualitativa e involucró la realización de entrevistas con los gestores de cinco unidades escolares. Los resultados indican que, desde la óptica de estos profesionales, dos conjuntos de factores estarían en la base del fracaso escolar de los estudiantes: factores extraescolares y factores escolares, sintetizados como descompases entre la modalidad de oferta escolar (currículos, tiempos y espacios) y la realidad social y cultural vivenciada por los estudiantes en contextos rurales.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17315
DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v33.7289
ISSN: 1984-932X
Licença: Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC. Fonte: PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEDU - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EscolarizaçãoÁreasRurais.pdf380,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.