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Title: Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial : algumas reflexões.
Authors: Paulo, Jacks Richard de
Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira
Marra, Walkyr Gomes
Oliveira, Thamara Dalila Souza de
Keywords: Ensino médio
Issue Date: 2022
Citation: PAULO, J. R. de et al. Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial: algumas reflexões. Revista Sítio Novo, Palmas, v. 6, n. 4, 2022. Disponível em: <https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1148>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Abstract: Nesta pesquisa teve-se o objetivo de analisar as contribuições das ações de atenção e assistência no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, para subsidiar os discentes durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (covid-19). Foi analisada a percepção dos discentes em relação às experiências vivenciadas no período de vigência do ERE (2020/2021). Essas experiências têm relação com as ações de atenção e assistência ao educando, com as ações associadas ao lazer, com o atendimento das demandas apresentadas pelos discentes, com o acompanhamento no desenvolvimento das atividades escolares e com os repasses de recursos financeiros aos discentes. Diante do exposto, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata da temática investigativa, para compreender as peculiaridades que são demandadas pelos discentes e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, para o levantamento de dados e informações por esta pesquisa de cunho eminentemente quali-quantitativo, optou-se pela utilização de um questionário semiestruturado on-line, com o intuito de dar “voz” aos estudantes. Os dados da pesquisa revelaram que as ações de atenção e assistência, mesmo diante de todos os desafios, contribuíram para que discentes tivessem acesso aos estudos, inclusive para que não evadissem da instituição. Houve a necessidade de se reinventar as relações no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a estrutura tecnológica foi fundamental para o ERE.
metadata.dc.description.abstracten: This research aimed to analyze the contributions of the attention actions and assistance at the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG), Ribeirão das Neves Campus to support students during the period of Remote Emergency Education (ERE) caused by the SARS-CoV-2 virus (covid-19). The students’ perception in relation to the experiences lived during the period of validity of the ERE (2020/2021) was analyzed. These experiences are related to the actions of attention and assistance to the student, with actions associated with leisure, with the care of the demands presented by students, with the monitoring in school activities development and with the transfer of financial resources to students. Given the above, a review was carried out in the academic literature dealing with the investigative theme, to understand the peculiarities that are demanded by students and contribute to the teaching and learning process in Remote Emergency Education. Thus, for the data collection and information for this research with an eminently qualitative and quantitative nature, it was decided to use an online semi-structured questionnaire, in order to give “voice” to the students. The survey data revealed that the actions of attention and assistance, despite all the challenges, helped students to have access to studies, including preventing them from dropping out from the institution. There was a need to reinvent relationships in the teaching and learning process. In this context, the technological framework was fundamental to the ERE.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17306
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i4.5-15p
ISSN: 2594-7036
metadata.dc.rights.license: O periódico Revista Sítio Novo permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1944>. Acesso em: 27 maio 2022.
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