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dc.contributor.authorMartins, Amanda Cristina-
dc.contributor.authorTinti, Douglas da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-15T18:46:54Z-
dc.date.available2023-08-15T18:46:54Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationMARTINS, A. C.; TINTI, D. da S. Levantamento das produções acerca do uso da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de matemática : um olhar para a formação de professores que ensinam matemática. Educação Matemática em Revista, v. 27, p. 84-105, 2022. Disponível em: <http://www.sbemrevista.com.br/revista/index.php/emr/article/view/3203>. Acesso em: 06 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2317-904X-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17155-
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo apresentar um levantamento e análise das produções acerca do uso da Gamificação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e suas potencialidades em educação, mais especificamente aquelas que são voltadas para a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Nesse sentido, apresentamos uma discussão acerca das Metodologias Ativas e da Gamificação, bem como sua utilização no cenário educacional, destacando as principais características dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. O levantamento foi realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) considerando as palavras-chave “Gamificação” AND “Matemática” e “Gamificação AND Matemática”, com o intuito de direcionar a busca por referências favoráveis ao estudo proposto. Foram identificados 44 estudos realizados no período de 2013 a 2021, dos quais analisamos as contribuições que as cinco pesquisas encontradas que tratam da Gamificação na perspectiva da formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática trazem. Foram analisados a filiação da produção, os objetivos, os referenciais teóricos, os sujeitos das pesquisas, as perspectivas metodológicas e os elementos de jogos utilizados. Após a leitura das pesquisas, agrupamos as principais informações em tabelas, o que nos possibilitou a criação de quadros que deram suporte à interpretação dos resultados. Em linhas conclusivas, o levantamento aqui apresentado permite uma série de discussões e reflexões, sendo uma delas a necessidade de mais estudos que foquem no uso da Gamificação na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsabertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleLevantamento das produções acerca do uso da gamificação nos processos de ensino e aprendizagem de matemática : um olhar para a formação de professores que ensinam matemática.pt_BR
dc.title.alternativeSurvey of productions about the use of gamification in the teaching and learning processes of mathematics : one for the training of teachers who teach mathematics.pt_BR
dc.typeArtigo publicado em periodicopt_BR
dc.rights.licenseEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.pt_BR
dc.description.abstractenThis paper aims to present a survey and analysis of productions about the use of Gamification in the teaching and learning processes of Mathematics and its potential in education, more specifically those that are aimed at the undergraduate and inservice development education of teachers who will or who teach Math. In this sense, we present a discussion about Active Methodologies and Gamification, as well as their use in educational scenario, highlighting the main characteristics of this methodology in the teaching and learning process of Mathematics. The survey was carried out at the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) considering the keywords “Gamification” AND “Mathematics” and “Gamification AND Mathematics”, in order to direct the search for references favorable to our proposed study. We identified 44 studies carried out in the period from 2013 to 2021, of which we analyzed the contributions that five studies found that deal with Gamification from the perspective teachers development at undergraduate and inservice levels. The authors' workplace of production, the objectives, the theoretical references, the research subjects, the methodological perspectives and the game elements used were analyzed. After reading the surveys, we grouped the main information into tables, which allowed us to create frameworks that supported the interpretation of results. We conclude that, the survey presented here allows a series of discussions and reflections, one of them being the need for more studies that focus on the use of Gamification in the undergraduate and inservice development education of teachers who will teach and who Mathematics.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3203pt_BR
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