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Title: Aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de pesquisas em etnomodelagem : contribuições dos investigadores do GPEUfop.
Other Titles: Theoretical, empirical, and methodological aspects of research in ethnomodelling : contributions of GPEUfop investigators.
Authors: Cortes, Diego Pereira de Oliveira
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Keywords: Abordagem êmica - local
Abordagem ética - global
Abordagem dialógica - glocal
Grupos culturais
Issue Date: 2023
Citation: CORTES, D. P. de O.; OREY, D. C.; ROSA, M. Aspectos teóricos, empíricos e metodológicos de pesquisas em etnomodelagem : contribuições dos investigadores do GPEUfop. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 1, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_1_cortes_orey_rosa-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Abstract: Esse artigo apresenta os aspectos teóricos, empíricos e metodológicos presentes nas pesquisas em Etnomodelagem desenvolvidas por 5 (cinco) pesquisadores que são membros de: O Grupo de Pesquisa de Etnomatemática da Universidade Federal de Ouro Preto – GPEUfop. Essas pesquisas foram realizadas e defendidas no período de 2017 a 2021 no âmbito do mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP. Os referenciais teóricos foram pautados principalmente nas ideias do Programa Etnomatemática e na Concepção de Etnomodelagem e de suas abordagens êmica (local), ética (global) e dialógica (glocal). As metodologias predominantes foram o Método do Estudo Misto e a adaptação da Teoria Fundamentada nos Dados. Em conclusão, os resultados dessas pesquisas mostram que a Etnomodelagem pode possibilitar uma ação pedagógica holística, contextualizada e articuladora entre os conhecimentos matemáticos escolares/acadêmicos e os saberes e fazeres matemáticos desenvolvidos nos diversos ambientes culturais.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents the theoretical, empirical, and methodological aspects present in Ethnomodelling research developed by 5 (five) researchers who are members of: The Ethnomathematics Research Group of the Federal University of Ouro Preto – GPEUfop. These investigations were carried out and defended from 2017 to 2021 within the scope of the Professional Master's in Mathematics Education at the Federal University of Ouro Preto, UFOP. The theoretical references were based mainly on the ideas of the Ethnomathematics Program and on the Conception of Ethnomodelling and its Emic (local), Etic (global) and Dialogical (glocal) approaches. The predominant methodologies used were the Mixed Method Study and the adaptation of the Grounded Theory. In conclusion, the results of these investigations show that Ethnomodelling can enable a holistic, contextualized, and articulating pedagogical action between school/academic mathematical knowledge and mathematical knowledge and practices developed in different cultural environments.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17148
metadata.dc.identifier.uri2: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_1_cortes_orey_rosa-final.pdf
ISSN: 1558-5336
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