Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17146
Title: Utilizando os jargões da cultura cafeeira como uma ação pedagógica para a etnomodelagem.
Authors: Dutra, Érika Dagnoni Ruggiero
Orey, Daniel Clark
Rosa, Milton
Keywords: Etnomatemática
Issue Date: 2023
Citation: DUTRA, E. D. R.; OREY, D. C.; ROSA, M. Utilizando os jargões da cultura cafeeira como uma ação pedagógica para a etnomodelagem. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 2, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_4_dutra_orey_rosa-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Abstract: Este artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos na condução da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, que foi realizada com 35 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola particular, em Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. Um dos principais objetivos dessa pesquisa qualitativa estava relacionado com o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a Etnomodelagem no contexto da cultura cafeeira. Assim, os jargões utilizados na produção cafeeira pelos membros desse grupo cultural foram empregados como instrumentos de coleta de dados. Esses jargões estão relacionados com o desenvolvimento das ideias e procedimentos matemáticos praticados pelos membros da cultura cafeeira. Os dados dessa pesquisa foram analisados e os resultados foram interpretados por meio do design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados com a identificação dos códigos preliminares e das categorias conceituais. Assim, os resultados obtidos mostram que a Etnomodelagem proporcionou o desenvolvimento de um olhar crítico dos alunos para o próprio contexto local por meio de uma ação pedagógica que possibilitou a reflexão crítica sobre uma experiência educacional multicultural e interdisciplinar.
metadata.dc.description.abstracten: This article presents an excerpt of the results obtained in conducting the research for a Professional Master's Degree in Mathematics Education, at the Federal University of Ouro Preto, which was carried out with 35 students from the second year of high school, from a private school, in Manhuaçu, in Zona da Mata Mineira. One of the main objectives of this qualitative research was related to the development of a pedagogical action for Ethnomodelling in the context of the coffee culture. Thus, jargons used in the coffee production by the members of this cultural group were used as data collection instruments. These jargons are related to the development of mathematical ideas and procedures practiced by members of the coffee culture. Data from this research were analyzed and the results were interpreted through the methodological design adapted from Grounded Theory with the identification of preliminary codes and conceptual categories. Thus, the results obtained show that Ethnomodelling provided the students with a critical look at their own local context through a pedagogical action that enabled critical reflection on a multicultural and interdisciplinary educational experience.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17146
metadata.dc.identifier.uri2: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_4_dutra_orey_rosa-final.pdf
ISSN: 1558-5336
Appears in Collections:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_UtilizandoJargõesCultura.pdf
  Restricted Access
739,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.