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Title: Artefatos culturais Adinkra como indicadores descritivos culturais para ação pedagógica da etnomodelagem.
Authors: Silva, João Batista Nunes da
Rocha, Kelly Cristina Santos
Orey, Daniel Clark
Keywords: Símbolos Adinkra
Educação matemática
Etnomatemática
Issue Date: 2023
Citation: SILVA, J. B. N. da; ROCHA, K. C. S.; OREY, D. C. Artefatos culturais Adinkra como indicadores descritivos culturais para ação pedagógica da etnomodelagem. Journal of Mathematics and Culture, v. 17, n. 2, 2023. Disponível em: <https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_8_silva_rocha_orey-final.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Abstract: Este artigo teórico é um recorte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento intitulada “Trilhas Etnomatemáticas e História: contribuições do conhecimento matemático africano para o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a etnomodelagem” que está sendo desenvolvida pelo primeiro autor deste artigo, que aborda as possíveis contribuições da utilização de artefatos da cultura africana, que estão relacionados com os símbolos Adinkra, no entendimento do conhecimento matemático por meio da perspectiva cultural da Etnomodelagem. Este artigo se desenvolve a partir de uma das etapas da pesquisa que compuseram a sua amostragem teórica por meio da condução da coleta de dados. Desse modo, apresentam-se as informações coletadas durante a realização de uma entrevista entre o Diretor da Casa de Cultura Negra e o primeiro autor deste artigo, possibilitando o seu primeiro contato com os símbolos Adinkra. Esse contexto que mostra a presença marcante desses símbolos e de seus significados na cultura africana, sobretudo com relação à valorização e ao reconhecimento das contribuições dos povos escravizados e de seus descendentes para a cultura brasileira, por meio da reprodução desses artefatos, motivou a redação deste artigo. Assim, com o objetivo de fundamentar as bases teóricas discutidas neste artigo, os autores se pautaram na perspectiva do Programa Etnomatemática como uma ação pedagógica, no processo de ensino e aprendizagem em Matemática, na Lei n.o 10.639/03, num breve histórico sobre os artefatos Adinkra e nas abordagens êmica (loca) e ética (global) da Etnomodelagem na compreensão dos símbolos Adinkra por meio de sua abordagem dialógica. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que o repensar de novas práticas educacionais, alicerçadas pelo Programa Etnomatemática e pela Etnomodelagem, pode contribuir para o desenvolvimento de uma ação pedagógica que busca priorizar as africanidades e a valorização das identidades negras no contexto escolar. Espera-se ainda que, essa ação pedagógica possa ser alimentada pela utilização de outros artefatos culturais que possibilitem a valorização das diferenças ao respeitar a trajetória dos afrodescendentes com a implementação das questões étnico-raciais na Educação Matemática.
metadata.dc.description.abstracten: This theoretical article is an excerpt from a master's research in progress entitled "Ethnomathematics Trails and History: contributions of African mathematical knowledge to the development of a pedagogical action of ethnomodelling", which is being developed by the first author of this article that discusses the possible contributions of the use of artifacts from African culture, related to Adinkra symbols, in the understanding of mathematical knowledge through the cultural perspective of Ethnomodelling. This article develops from one of the research stages that composed of its theoretical sampling through the conduction of data collection. In this way, it is presented the information collected during an interview between the Director of the Casa de Cultura Negra and the first author of this article, which enabled his first contact with the Adinkra symbols. This context shows the marked presence of these symbols and their meanings in African culture, especially in relation to the appreciation and recognition of the contributions of enslaved peoples and their descendants to the Brazilian culture, through the reproduction of these artifacts, motivated the writing of this article. Thus, with the objective of substantiating the theoretical bases discussed in this article, the authors were guided by the perspective of the Ethnomathematics Program as a pedagogical action, in the teaching and learning process in Mathematics, in Law n.o 10.639/03, in a brief history about the Adinkra artifacts and the emic (local) and etic (global) approaches of Ethnomodeling in understanding Adinkra symbols through its dialogical approach. The results obtained in this research show that the rethinking of new educational practices, based on the Ethnomathematics Program and Ethnomodeling, can contribute to the development of a pedagogical action that seeks to prioritize Africanities and the valorization of black identities in the school context. It is also expected that this pedagogical action can be fed by the use of other cultural artifacts that make it possible to value differences by respecting the trajectory of Afro-descendants with the implementation of ethnic-racial issues in Mathematics Education.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17144
metadata.dc.identifier.uri2: https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_8_silva_rocha_orey-final.pdf
ISSN: 1558-5336
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