Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17094
Título: Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
Título(s) alternativo(s): Entrepreneurial education for women : a case study of the online course “Be an Entrepreneur Like a Woman”.
Autor(es): Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio
Umbelino, Dulcineia Gomes
Marquetti, Isabela Toffolo
Cunha, Letícia Teixeira Matos
Barbosa, Lucas Silva
Hermenegildo, Nicolas Gomides
Silveira, Stella Cristine Ferraz
Amaral, Tanise Florentino Costa
Silva, André Luis
Mendes, Júlia Castro
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Curso online
Extension
Double burden
Data do documento: 2023
Referência: FIUZA, N. das M. L. et al. Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”. Extensão em Foco, v. 30, p. 193-218, jan./jul. 2023. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/84287>. Acesso em: 15 mar. 2023.
Resumo: O crescimento do empreendedorismo feminino favorece a economia do país, aumenta o número de mulheres em cargos de liderança e incentiva a sua realização pessoal. Entretanto, muitas mulheres empreendem por necessidade, sem instrução formal, enquanto lidam com a dupla jornada de trabalho. Assim, o curso “Empreenda como uma Mulher”, foi lançado visando capacitar empreendedoras em todo o Brasil. Como metodologia, as cursistas foram divididas em 2 grupos de WhatsApp com 20 empreendedoras cada. Nos grupos, a equipe lançou diariamente videoaulas de até 15 minutos, que abordavam aspectos fundamentais de empreendedorismo, como plano de negócios, gestão financeira, gestão de vendas, marketing, precificação, entre outros. Também foram realizadas mentorias e trocas de experiências. O projeto recebeu 133 inscrições de empreendedoras de todo o Brasil, das quais 40 foram selecionadas por critérios socioeconômicos. Dessas, somente 13 (32%) o finalizaram, com as demais alegando que “não tinham tempo”. As cursistas que preencheram o formulário de feedback destacaram o quanto o curso foi fundamental para a melhoria da gestão de seus negócios. Assim, o presente projeto proporcionou aos alunos-membros uma formação holística e socialmente contextualizada, além de contribuir com o aperfeiçoamento de empreendimentos gerenciados por mulheres. Foi possível observar o quão proeminente é a necessidade de capacitação entre mulheres empreendedoras e o quanto o cansaço resultante de suas longas jornadas de trabalho interfere no acesso a essas capacitações.
Resumo em outra língua: The growth of female entrepreneurship favors the country's economy, increases the number of women in leadership positions and encourages their personal fulfillment. However, many women start businesses out of necessity, without formal education, and still must deal with double shifts. In this scenario, the authors, professors and university students, launched the “Be an Entrepreneur Like a Woman” course, aimed at empowering women entrepreneurs throughout Brazil. As a methodology, the course participants were divided into 2 WhatsApp groups with 20 entrepreneurs each. This tool was chosen because it is democratic and allows for relatively quick contact. In the groups, the team launched videos of up to 15 minutes daily, which addressed fundamental aspects of entrepreneurship, such as business planning, financial management, sales management, marketing, pricing, among others. Students also mentored and encouraged the exchange of experiences. The project received 133 applications from business owners from all regions of Brazil, of which 40 were selected based on socioeconomic criteria. Of those, only 13 (32%) finished the course, with the others claiming that they “didn't have the time”. The participants who filled out the feedback form highlighted how important the course was for improving their business management. Thus, this project provided its members with a holistic and socially contextualized education and contributed to the improvement of enterprises managed by women. In addition, the authors observed how prominent is the need for guidance among female entrepreneurs and how much the fatigue resulting from their long working hours interferes with access to these opportunities.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17094
DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287
ISSN: 2358-7180
Licença: Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DECIV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_EducaçãoEmpreendedoraMulheres.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.