Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17078
Título: Criação de uma nova disciplina como intervenção : alternativa metodológica na aula de matemática.
Autor(es): Deodato, André Augusto
David, Maria Manuela Martins Soares
Coelho, Lígia Martha Coimbra da Costa
Palavras-chave: Disciplina articuladora
Sala de aula de matemática
Escolas de tempo integral
Teoria da atividade
Data do documento: 2022
Referência: DEODATO, A. A.; DAVID, M. M. M. S.; COELHO, L. M. C. da C. Criação de uma nova disciplina como intervenção: alternativa metodológica na aula de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v.11, n. 24, p. 312-331, 2022. Disponível em: <https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6708>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Resumo: Este artigo, recorte de uma pesquisa de doutorado finalizada, tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção realizada para facilitar a identificação de articulações entre disciplinas, em uma escola de tempo integral. Nele, discorremos sobre desafios enfrentados no desenvolvimento dessa investigação e sobre as alternativas metodológicas de que lançamos mão para enfrentá-los. O artigo utiliza referenciais da Teoria da Atividade e, mais especificamente, se aporta nas apropriações do grupo liderado pelo pesquisador Yrjö Engeström. Baseia-se em resultados de pesquisa realizada em uma turma de 7° ano do ensino fundamental, em Belo Horizonte, focalizando as disciplinas de Matemática e dos Grupos de Trabalho Diferenciado (GTD). Os procedimentos metodológicos empregados foram a observação em sala de aula, entrevistas (com estudantes, professores e monitora) e criação de uma nova disciplina como forma de intervenção. Os resultados indicam que a intervenção contribuiu para a caracterização de reverberações de um GTD nas aulas de multiplicação e divisão de frações, evidenciando assim a possibilidade de se criar articulações entre diferentes disciplinas, em escolas de tempo integral. Eles mostram também que os desdobramentos dessas reverberações nas ações de dois estudantes favoreceram o trabalho desenvolvido nas aulas de Matemática, colaborando para o início de processos expansivos de aprendizagem. Todavia sugerem que as reverberações, em situações específicas, podem se desdobrar em prejuízos para o andamento das aulas, levando os estudantes a perderem o foco da atividade nelas caracterizada.
Resumo em outra língua: This article, on some selected results from a finalized doctoral research, aims to analyze the contributions of an intervention made to facilitate the identification of articulations between different school disciplines in a full time school. In this, we discuss some challenges encountered during development of the mentioned research and the methodological alternatives used to face them. The discussion is supported by references from Activity Theory, more specifically, it is backed up by the appropriations of this theory made by the group led by the researcher Yrjö Engeström. It is based on the results of a research carried out in a federal full time public school, in a 7th grade class of an elementary school, in Belo Horizonte, focusing on the work developed in the disciplines Mathematics and Differentiated Work Groups (GTD). The methodological procedures employed were: observation in the classroom, interviews (with students, teachers and monitor) and creation of a new discipline as a form of intervention. The results show that the intervention contributed to the characterization of reverberations from a GTD on multiplication and division of fractions in the Mathematics classes, thus showing the possibility of creating articulations between different disciplines, in full time schools. They also show that the consequences of these reverberations, in the actions of two students, favored the work developed in mathematics classes, contributing to the beginning of expansive learning processes. However, they suggest as well that, in certain situations, the reverberations can result as losses for the course of the classes, leading students to lose the focus on the activity they were supposed to be tuned into.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17078
DOI: https://doi.org/10.33871/22385800.2022.11.24.312-331
ISSN: 2238 5800
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.
Aparece nas coleções:DEEMA - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CriaçãoNovaDisciplina.pdf550,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.