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Title: AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada : o acesso do deficiente motor severo a softwares e web.
Authors: Garbin, Tânia Rossi
Dainese, Carlos Alberto
Issue Date: 2009
Citation: GARBIN, T. R.; DAINESE, C. A. AmCARA - Ambiente e Comunicação Alternativo com Realidade Aumentada : o acesso do deficiente motor severo a softwares e web. In. XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2009. Florianópolis. Anais... Florianópolis: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2009. Disponível em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=amcara%20-%20ambiente%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20alternativo%20com%20realidade%20aumentada%3A%20o%20acesso%20do%20d&source=web&cd=1&ved=0CCEQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.br-ie.org%2Fpub%2Findex.php%2Fsbie%2Farticle%2Fdownload%2F1166%2F1069&ei=7sWBUMq1NoK89QT42ICICw&usg=AFQjCNEm_cDCyDfSBaiCKU8h_B5LN9T3ZA>. Acesso em: 19 out. 2012
Abstract: This study aimed to propose an alternative communication environment for people with severe physical disabilities that enables the use of assistive communication software and the Web for the study was developed augmented reality environment with marker, keyboard and controller cards that are triggered by simple movements. It was possible to verify through testing that the user with a disability severe motor can use the environment to promote interaction and communication, including their needs and adaptation for use in situations of learning or work, and for access to software and Web.
metadata.dc.description.abstracten: Este estudo teve como objetivo propor um ambiente de comunicação alternativa para indivíduos com deficiência motora severa que possibilita o uso de softwares de comunicação assistiva e Web. Para a realização do estudo foi desenvolvido ambiente de realidade aumentada com marcador, teclado e placas de controle que são acionados por movimentos simples. Foi possível verificar através de experimentação que o usuário com deficiência motora severa pode utilizar o ambiente para promover a interação e a comunicação, considerando suas necessidades e adaptação para uso em situações de aprendizagem ou de trabalho, quanto para acesso a softwares e Web.
URI: http://repositorio.ufop.br/handle/123456789/1702
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