Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937
Title: A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM.
Other Titles: The pedagogical formation of teacher engineers of EPTNM.
Authors: Boaventura, Erick Fonseca
Tonini, Adriana Maria
Antunes, João Batista Rafael
Madeira, Felipe Rodrigues
Keywords: Educação profissional técnica de nível médio
Issue Date: 2022
Citation: BOAVENTURA, E. F. et al. A formação pedagógica de professores engenheiros da EPTNM. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 47, artigo e119607, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/edreal/a/gNLsTLSmcPRyTfZTtmdxCHD/>. Acesso em: 06 jul. 2023.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar a formação pedagógica dos professores engenheiros que atuam na Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Foram realizadas entrevistas com oito professores engenheiros que atuam na EPTNM e que realizaram algum curso de for- mação pedagógica de diversos campi do IFMG e do CEFET-MG. Os resul- tados apontaram que os professores entrevistados buscaram a formação pedagógica em cursos de graduação (licenciatura) e especialização (pós- graduação lato sensu) somente após se formarem em cursos de engenharia. Concluiu-se que a formação pedagógica tem um potencial transformador da forma de agir e de pensar do docente e é bastante relevante para a forma- ção do professor engenheiro.
metadata.dc.description.abstracten: This work aims to analyze the pedagogical formation of teachers engine- ers who work in Technical Vocational Education of High School Level (EP- TNM). Interviews had been conducted with eight teacher engineers who work in the EPTNM and who have done any course of pedagogical for- mation at any campi of the IFMG or the CEFET-MG. The results indicated that the interviewed teachers sought pedagogical formation in university graduate courses (teacher training) and specialization courses (lato sensu postgraduate studies) only after graduating from engineering courses. In conclusion, the pedagogical formation has a transforming potential in the way of performing and thinking of the teachers, and it is quite relevant to the formation of the teacher engineer.
URI: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16937
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/2175-6236119607vs01
ISSN: 2175-6236
metadata.dc.rights.license: Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.
Appears in Collections:DEETE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormaçãoPedagógicaProfessores.pdf267,98 kBAdobe PDFView/Open
ARTIGO_PedagogicalFormationTeacher.pdf269,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.